Acontece no APUBH

Nota do APUBH: Imunização da população brasileira, direito humano e dever do Estado

O APUBH UFMG+ manifesta publicamente a sua posição de que a VACINAÇÃO JÁ!  para o alcance da imunização da população brasileira contra a Covid-19 trata-se de um direito humano fundamental, sendo um dever do Estado assegurar que a vacina possa chegar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a cada brasileiro e brasileira. O Sindicato vem se mobilizando e se articulando com outras entidades na luta para que esse direito possa ser assegurado a todos(as). Neste momento, nos unimos a cada cidadão e cidadã brasileiros para cobrar dos Poderes Públicos, nos âmbitos municipal, estadual e federal, a promoção de ações concretas para conter a pandemia no país.

Consideramos urgente a elaboração do Plano Nacional de Imunização (PNI) para iniciar a campanha de vacinação do Covid-19 e mais investimentos em Saúde Pública. Mais uma vez, o Sistema Único de Saúde, mesmo com o sucateamento a que está exposto, especialmente pelo atual governo Bolsonaro, tem demonstrado a sua importância e expertise em saúde pública para toda a população brasileira.

Ainda esta semana, o presidente Jair Bolsonaro vetou a liberação total de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT),o principal meio de financiamento do setor no país. Com isso, estamos assistindo ao agravamento da já complexa situação da área de CT&I, que vinha sofrendo com os cortes nos orçamentos das agências de fomento e seus impactos nas universidades públicas e institutos federais de ensino. A produção de conhecimento na ciência aplicada corre risco de morrer por inanição no Brasil, justamente no momento em que a sua importância se faz premente.

E além disso, há o negacionismo e a disseminação de notícias falsas, que corroem a base fundamental de uma sociedade esclarecida. Estas atitudes contrárias à produção de conhecimento prestam um grave desserviço à saúde pública, e comprometem a veiculação de informações confiáveis sobre prevenção e outros cuidados médicos, não apenas sobre a Covid-19 e a vacinação, mas também em relação a outras questões sanitárias. O próprio presidente tem contribuído para a desinformação acerca da vacina, justamente no momento em que a imunização da população brasileira deveria ser a prioridade do governo federal.

Nós, do APUBH, pretendemos unir forças à Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a mais de 350 entidades, na assinatura do manifesto “VACINAÇÃO JÁ!”. O documento exige o início imediato de uma campanha pública nacional de vacinação, que atenda a todas as brasileiras e os brasileiros gratuitamente e que não sofra “interferências políticas que atentem contra a saúde dos brasileiros”. O lançamento do manifesto está previsto para o dia 21 de janeiro, às 17h, em evento online transmitido pelo canal da OAB/SP no YouTube. O Sindicato também apoia a campanha nacional para estimular vacinação contra a covid-19, coordenada pelo SUS. E em âmbito municipal, estamos nos articulando com várias entidades sindicais para a realização de um ato público, possivelmente na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (SMS-BH), no dia 19 de janeiro.

O país ainda está em luto pelas mais de 200 mil vidas brasileiras perdida sem decorrência da Covid-19. Já passou da hora de agir para que esta tragédia não seja ainda maior!

Conclamamos a todas e a todos a se unirem a nós para exigir do governo um posicionamento sério e responsável na condução da crise humanitária e sanitária que estamos enfrentando no país e no mundo. O Brasil precisa já de vacina! O Brasil precisa já do fim das Fake News sobre o Covid-19 e a vacinação! O Brasil precisa já de investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa! O Brasil precisa de um governo responsável com a saúde pública!

 

#VacinaJá

 

APUBH UFMG + // Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022