Acontece no APUBH, Notícias

Nota de Repúdio do APUBH à realização da corrida Stock Car na Pampulha

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBHUFMG+ vem a público manifestar o seu repúdio à realização da corrida Stock Car no entorno do Estádio Mineirão na Pampulha. Condenamos veementemente a derrubada de árvores, iniciada de forma criminosa ontem, 28/02, para a “adequação” do local para a realização de um empreendimento que também trará sérios prejuízos para a fauna silvestre.

Neste contexto em que vivemos de uma emergência climática é lamentável que a Prefeitura de Belo Horizonte apoie um empreendimento que prescinde da poda de árvores, da agressão aos animais silvestres, principais vítimas da poluição sonora, da ameaça ao conforto térmico das pessoas e do risco de poluição da Lagoa da Pampulha por resíduos dos combustíveis. Para além disso, a PBH também desconsidera, em nome de interesses econômicos, os transtornos que serão causados à comunidade universitária da UFMG, bem como ignorou solenemente as recomendações dos laudos técnicos que recomendam a não realização da corrida na região, devido ao grave impacto ambiental.

É lamentável que este empreendimento não tenha sido objeto de um amplo e necessário debate público com a sociedade, especialmente, entre as pessoas e instituições diretamente afetadas pela corrida como a Universidade Federal de Minas Gerais, as entidades de proteção à fauna e à flora e as associações de moradores dos bairros do entorno do Mineirão. A Prefeitura de Belo Horizonte não poderia e não pode se furtar a ouvir e a dialogar com a sociedade acerca de um empreendimento que trará mais riscos e prejuízos ao meio-ambiente e à população dos que os alardeados ganhos financeiros. Não podemos deixar que a ganância se sobreponha ao nosso bem-estar e à preservação ambiental, por isso devemos manifestar publicamente a nossa indignação.

E foram a indignação e a luta popular e política que possibilitaram que, na tarde de hoje, 29/02, uma decisão de liminar judicial, determinasse que PBH não pode cortar árvores em BH para o empreendimento Stock Car! As decisões liminares forçam o poder executivo a conversar com a sociedade! Essa é uma vitória fundamental nessa luta em defesa da vida! Fortaleçamos a luta, protestemos, saiamos às ruas! Não à Stock Car na Pampulha!