Acontece no APUBH

Nota de repúdio ao assassinato de duas servidoras do CEFET-RJ

O APUBHUFMG+, Sindicato do(a)s Professore(a)s da UFMG, manifesta profunda indignação e repúdio diante do bárbaro assassinato das professoras Allane de Souza Pedrotti Mattos e Layse Costa Pinheiro, companheiras trabalhadoras da educação do CEFET RJ, que foram assassinadas por um funcionário da própria instituição na última sexta-feira, 28 de novembro.

As evidências indicam ser mais um caso bárbaro de feminicídio. Essa não é uma tragédia isolada, pois ocorre em um país no qual a violência de gênero não tem o tratamento adequado. Além da investigação célere e rigorosa, reiteramos a importância do estabelecimento de políticas efetivas de prevenção à violência de gênero. O machismo e a misoginia ceifam vidas todos os dias e são intoleráveis!

É urgente que o Estado e as instituições educacionais assumam seu papel na construção de espaços seguros, onde o machismo não possa prosperar e onde mulheres não tenham suas vidas ameaçadas.

Às famílias e à comunidade acadêmica do CEFET-RJ, expressamos nossa solidariedade. À sociedade brasileira, expressamos nosso repúdio ao machismo que é uma expressão cruel de relações de poder desiguais que se perpetuem dentro e fora dos espaços de trabalho.

Belo Horizonte, 01/12/2025

APUBHUFMG+, Sindicato do(a)s Professore(a)s da UFMG