Acontece no APUBH

Nota de pesar: falecimento do professor da UFMG, Michel Marie Le Ven

O Apubh lamenta, profundamente, o falecimento do professor da UFMG, militante da luta operária e pesquisador do mundo do trabalho, Michel Marie Le Ven, hoje, dia 22-01-2021.
Somos solidários a sua família, aos amigos e a sua memória. Michel Le Ven chega ao Brasil como padre jesuíta e, desde sempre, atou na defesa de trabalhadoras e trabalhadores mineiros.
Corajosamente, esteve ao lado dos trabalhadores eleitos deputados, Sinval Bambirra, Dazinho e Riani, que foram cassados pela ditadura. Enfrentou a ditadura e foi preso. Michel nunca se rendeu ao arbítrio e, sempre, apoiou movimentos populares, escolas da “oposição sindical”, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e diversos movimentos de defesa da democracia e dos direitos humanos.
Contribui e militou com o PT, Partido dos Trabalhadores, com a CUT, Central Única dos Trabalhadores e participou da fundação da Escola Sindical 7 de Outubro.
Como professor, pesquisou o mundo do trabalho e formou gerações de professores e pesquisadores. Deixa, além do exemplo humano, um legado de textos e pesquisas. Michel está no patamar das pessoas imprescindíveis. Presente !