Acontece no APUBH, Notícias

Nota de apoio à Greve dos Técnicos-Administrativos em Educação da base do SINDIFES

O APUBHUFMG+ manifesta seu apoio à greve deflagrada, na última segunda-feira (11/03), por categorias que compõem a base do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES). Reunidos em assembleia na Escadaria da Reitoria da UFMG, os técnicos-administrativos em Educação da universidade e da IFMG deliberam pela deflagração de greve por tempo indeterminado. A mesma decisão foi tomada pelos TAEs do CEFET-MG e do UFVJM, em assembleias ocorreram de modo online.

A decisão pela greve ocorre em reação às condições de trabalho enfrentadas pelos TAEs, assim como é uma resposta ao governo federal, diante da proposta insatisfatória de recomposição salarial e da ausência de propostas para a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos dos TAEs. Assim como ocorre em outros setores do funcionalismo público federal, a base do SINDIFES manifesta desacordo com a falta de avanços nas negociações com a representação governista.

Nós, da diretoria do APUBHUFMG+, compartilhamos do entendimento de que, após o rompimento do diálogo com o governo federal, que ocorreu nas gestões Temer e Bolsonaro, a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente foi um passo significativo para o funcionalismo público federal. Inclusive, com essa retomada, alcançamos a recomposição de 9% das perdas salariais  que tivemos nos últimos anos. Contudo as nossas reinvindicações ainda não foram, plenamente, atingidas.

Além disso, cabe salientar, que a nossa luta não se limita a uma questão financeira. Estamos lutando pelo reconhecimento e valorização dos servidores e servidoras. Afinal, é através do nosso trabalho que a população tem acesso aos serviços prestados pelo Estado e, por consequência, tem acesso aos direitos sociais previstos na Constituição Cidadã.

Todo apoio à greve dos TAEs da UFMG, da IFMG, do CEFET-MG e do UFVJM. Continuamos em luta!