Acontece no APUBH

Nota de Apoio à Deputada Estadual Beatriz Cerqueira

Nós, do APUBHUFMG+, viemos por meio desta nota manifestar nosso apoio e solidariedade à Beatriz Cerqueira (PT/MG), deputada estadual e candidata à eleição no pleito eleitoral deste ano,  que sofreu misóginas ameaças à sua integridade física por parte de um assessor parlamentar de um vereador bolsonarista do município de Mario Campos/MG.

As afirmações de tal assessor, caminhavam no mesmo sentido do discurso bolsonarista – enaltecer, por meio da linguagem e da performance coercitiva, a violência contra o outro, neste caso, uma mulher –, com ameaça de tiros à deputada, que teve agenda de campanha na cidade do interior mineiro no dia 9 de agosto. O simples fato da deputada estadual se dirigir até Mário Campos para fazer campanha eleitoral despertou a ira do assessor que, pelas suas redes sociais, proferiu uma série de discursos de ódio e fez postagem armado, afirmando que “o chumbo vai cortar solto”.

Este tipo de ameaça, corroborada e repetida, diversas vezes, pelo presidente da república, a todos aqueles que tem um viés político contrário ao que é defendido pelos setores reacionários é o oposto do que se espera em um momento de campanha eleitoral, em que o debate de ideias e de propostas políticas progressistas se mostram essenciais ao avanço  do processo democrático.

Assim, manifestamos aqui nossa solidariedade à deputada, e nossa esperança de que este tipo de atitude seja exceção e, ao mesmo tempo coibido no atual pleito eleitoral e que os responsáveis respondam por seus atos de violência.

 

Diretoria do APUBHUFMG+ (Gestão 2020-2022)