Acontece no APUBH

Nota da Diretoria: Medidas de Segurança para o uso do Aplicativo Zoom na realização da Assembleia do dia 09/04/2020

A Diretoria do APUBH foi acionada por filiados preocupados com sua segurança digital tendo em vista que o Sindicato tem realizado assembleias virtuais desde o início da quarentena com o aplicativo Zoom. A imprensa divulgou a invasão de reuniões realizadas neste aplicativo. Desde o último domingo (05/04/2020), a empresa responsável pelo Zoom tomou novas medidas de segurança, inclusive, exigindo uma senha para acesso às reuniões mediadas pelo aplicativo.

Ao estudar o problema, a Diretoria verificou que maior fragilidade de segurança do aplicativo está associada à facilidade de acesso às reuniões por pessoas mal-intencionadas, o que era favorecido pelo fato de que muitas reuniões começavam a partir da divulgação de links em ambientes abertos da internet.

O APUBH já dispõe de uma medida eficaz para evitar que essa falha de segurança ocorra na próxima assembleia marcada para a próxima quinta-feira, dia 09/04/2020. Trata-se de um ambiente de acesso restrito aos filiados: o SIS. Um tutorial para o acesso a esse ambiente constitui o Anexo I desta nota.

O edital da próxima assembleia compõe o Anexo II. Na pauta está a proposta de suspensão do edital das eleições do sindicato e a consequente prorrogação dos mandatos da Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes de Unidades. Como apenas filiados ao APUBH podem votar e receber o voto nas eleições do sindicato, a Diretoria avalia que não há prejuízo político na decisão de usar o ambiente SIS como única forma de acesso ao link e à senha que permitirão a participação na assembleia.

Além do uso do SIS como forma única de acesso à senha e ao link para a assembleia, a Diretoria adotará os seguintes procedimentos recomendados por técnicos de segurança digital.

Antes da Assembleia

  • Desativar salvamento automático do chat; durante o período de debates da assembleia nós usaremos um chat seguro dentro do ambiente SIS.
  • Desativar transferência de arquivos.
  • Desativar opção de compartilhamento de tela para não anfitriões.
  • Desativar controle remoto.
  • Desabilitar anotações.
  • Desativar a opção “entrar antes do que o anfitrião”.
  • Ativar Sala de Espera.

Durante a Assembleia

  • Conferir os participantes.
  • Excluir eventuais estranhos.
  • Desabilitar o áudio de todos os participantes e habilitar essa função apenas para os que estiverem inscritos para uso da palavra.

Como medida adicional de segurança, orientamos os filiados a atualizarem os antivírus e a executarem uma varredura nos aparelhos que serão utilizados para participação na próxima assembleia.

Diretoria do APUBH