Acontece no APUBH

Moção de Apoio à greve dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de BH

Nós, do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH UFMG +, nos solidarizamos com a greve sanitária dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte iniciada em 26 de abril próximo passado. Com o lema: “A Greve é pela vida!”, a categoria se coloca contra a reabertura das aulas presenciais, definida pelo governo municipal, mas mantém a oferta de aulas remotas aos estudantes da rede.

Segundo a imprensa, os índices de contágio e ocupação hospitalar ainda se mantém altos e a flexibilização da abertura do comércio, iniciada na cidade em 22/4, prenuncia um aumento da contaminação nos próximos dias, considerando que o número médio de transmissão por infectado (RT)encontra-se subindo. . Lembrando que nas últimas  semanas, houve um colapso no sistema de saúde e aumento de mortes por COVID-19 na capital mineira.

Com essa medida, o governo Kalil cede à pressão de setores patronais do ensino, vereadores e empresários negacionistas. Com a abertura das escolas haverá uma nova onda de contaminação, internação e mortes em BH, fato esse que já ocorreu em outras partes do Brasil em que tal medida foi tomada.

Por isso, acreditamos que a greve sanitária dos trabalhadores em educação, em defesa da vida dos trabalhadores, das crianças e das famílias é justa e merece ser cercada de apoio e solidariedade.

Nesse sentido, o APUBH UFMG+ se coloca em apoio incondicional à greve sanitária dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de BH.

– Em defesa da vida!

– Todo apoio à greve dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte!

Belo Horizonte, 28 de abril de 2021.