Acontece no APUBH

Mensagem de Final de Ano da Diretoria do APUBH UFMG+

 

Colegas associados e associadas do APUBH UFMG+,

 

A atual gestão da diretoria do APUBH, iniciada em junho de 2018, tem procurado dar visibilidade e potência às orientações políticas do sindicato, se empenhando contra o subfinanciamento da Universidade pública e a destruição da carreira docente na educação pública. Abraçamos o princípio de que a categoria docente orienta, pela sua centralidade, o estabelecimento das estratégias para nossas lutas políticas e a defesa do direito de exercício pleno da nossa profissão, sem perder de vista nossa qualidade de vida e a construção permanente de cidadania.

Enfrentamos, nesta gestão, uma conjuntura particularmente difícil, na medida em que a ciência, as universidades públicas e a democracia têm sido duramente atacadas.

O direito à pesquisa e à extensão, o direito à liberdade de ensinar e de cátedra são lutas fundamentais que devem permanecer vigorosas na vida universitária como projeto de educação pública capaz de produzir a formação cidadã e crítica.

Enfatizamos o desejo de transcender naquilo que a história nos pede como professores e educadores.

Diante dos desafios e das ameaças concretas que adentram as Universidades públicas brasileiras, só há um caminho – potencializar nossa participação para ampliar o entendimento coletivo da luta sindical!

Para percorrermos os dias de 2020 escolhemos apontar para nossa história e apresentar imagens representativas de momentos de luta e defesa da Universidade, do trabalho docente e de construção de um movimento sindical na UFMG. Esperamos que possam nos inspirar na defesa da Universidade Pública, gratuita e socialmente referenciada.

 

Cordialmente,

 

Diretoria do APUBH / Gestão 2018-2020

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco