Acontece no APUBH

Live aborda dúvidas de trabalhadores com CNPJ durante a pandemia

Atividade faz parte do Projeto Paganoix, financiado pelo edital do APUBH UFMG+. Assista ao vídeo no Instagram do Sindicato.

A Assessoria Popular Maria Felipa realizou uma live, no dia 2 de julho, discutindo as questões que afetam as micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. Participaram da conversa Juliana Barreto, advogada trabalhista e especialista em Direitos Materiais e Processuais do Trabalho, e Marisa Barbato, professora da Faculdade de Direito da UFMG e vice-presidenta do APUBH. A live está disponível na íntegra no Instagram do Sindicato.

Na live, a professora Marisa pontuou que “O grande afetado neste momento é o trabalhador”. Segundo ela, além das dificuldades impostas pelos riscos sanitários da pandemia, também existem as dificuldades burocráticas que surgem para ter acesso aos benefícios concedidos pelo Governo Federal. Segundo Juliana Barreto, as micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do país, mas tiveram uma queda média em seu faturamento de 75% durante a pandemia. Porém, enquanto o número de desempregados aumenta, o número de empresas vem diminuindo; é necessário, então, mitigar os efeitos da pandemia, para diminuir os impactos na classe trabalhadora e na geração de empregos.

A Live faz parte do Projeto Paganoix, financiado pelo edital do APUBH, que presta auxílio jurídico aos beneficiários do auxílio emergencial e o benefício emergencial, destinado a pessoas físicas e jurídicas.