Acontece no APUBH

Juntas e juntos nas ruas, em defesa da vacinação e contra a necropolítica do Governo Bolsonaro

O APUBH UFMG+ participou da 3ª Carreata Pela Vida: Fora Governo Bolsonaro, no dia 20/02. O ato seguiu as medidas de prevenção à Covid-19.

3ª Carreata Pela Vida: o APUBH UFMG+ realizou concentração para o ato na Rua Sapucaí, no bairro Floresta | Foto: APUBH / Christiano Santiago / Henrique Rabelo.

O APUBH UFMG+ reforçou, com sua presença, o ato da 3ª Carreata Pela Vida: Fora Governo Bolsonaro, realizada na tarde do sábado passado (20/02). As/os manifestantes exigiram a imunização de toda a população e o fim do governo Bolsonaro/Mourão. “Hoje, estamos aqui, novamente, para marchar contra este governo da necropolítica, que já fez mais de 250 mil vítimas nesse país”, explicou a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do Sindicato.

A manifestação também teve como pauta o combate à PEC 32, a dita “Reforma Administrativa”, que coloca em risco a prestação de serviços públicos essenciais à população brasileira, além de ameaçar os direitos do funcionalismo público. Protestos com a mesma temática foram realizados em diversas cidades do país.Neste ano, outras duas carretas com as mesmas motivações já foram realizadas, nos dias 23 e 31 de janeiro. Esta forma de ato possibilita a manifestação pública, atendendo a todas as medidas de prevenção à Covid-19.

O APUBH UFMG+ é uma das entidades que assinam o Manifesto pela vida | Foto: APUBH / Christiano Santiago / Henrique Rabelo.

O Sindicato realizou concentração para o ato na Rua Sapucaí, no bairro Floresta. Este foi um momento de conscientizar e mobilizar a população de passantes, através do diálogo e da distribuição do Manifesto pela vida. O documento registra a mobilização de mais de vinte entidades contra o governo genocida de Bolsonaro, sobretudo na condução da pandemia no país. O APUBH UFMG+ é uma das entidades que assinam o manifesto.

Outros sindicatos, entidades e movimentos sociais e populares se reuniram na Praça da Estação. De lá, a fileira de veículos seguiu percorrendo a região central da capital mineira, passando por locais icônicos como a Avenida Afonso Pena e a Praça da Bandeira. O encerramento aconteceu na Praça da Rodoviária.