Acontece no APUBH

IV Semana Negra do APUBH debate a presença de negros e negras na Universidade

 

 

Na última quarta-feira, dia 16 de novembro, aconteceu o primeiro dia da IV Semana Negra do APUBH. O evento, que aconteceu de forma presencial na sede do Sindicato, foi também transmitido ao vivo pelo YouTube, e abre a semana que  mescla debates políticos e culturais entre membros da comunidade universitária da UFMG.

A professora Analise da Silva, vice-presidenta do Sindicato, deu início à cerimônia de abertura do primeiro dia discursando sobre a relevância dessa semana para além do APUBH. Para ela, “essa celebração, na verdade, é uma das ações de combate ao racismo persistente que atinge pessoas negras a nível acadêmico, profissional, social e econômico. O Sindicato reforça seu papel nessa luta contínua, com a necessidade de pautar a questão antirracista desde a juventude, dando espaço para que pessoas pretas possam pleitear espaços na educação superior, ainda que essa sofra recorrentes tentativas de sufocamento por parte do governo, como ocorreu nos últimos anos”.

Após a fala inicial da vice-presidenta, na qual a professora falou sobre as reformas do ensino e a representatividade de pessoas negras nos espaços da universidade, foram chamados ao painel representantes de entidades estudantis da UFMG. Estavam presentes a coordenação do DCE UFMG, a direção do movimento negro do Grêmio do COLTEC e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Os convidados da mesa de abertura falaram sobre a necessidade do combate ao racismo na Universidade, o valor da celebração no mês de novembro, a defesa das cotas e ações afirmativas, dentre outros tópicos de importância vital para o estímulo aos debates programados para a Semana. Em seguida, o evento contou com a apresentação da Orquestra Comunitária Camerata Contagem.

Para prosseguimento do primeiro dia, a professora Analise abriu a primeira mesa com a presença de servidores e ex-servidores do ensino público. Para debater sobre “o que é ser negro e negra na UFMG” diante das várias posições possíveis de serem ocupadas. Foram convidados Cristina Aparecida, técnica-administrativa da PROGRAD/UFMG, a ex-vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, a técnica-administrativa Lígia Mara, da PRAE/UFMG, o professor Marcos Alexandre, da FALE/UFMG e o técnico-administrativo da Escola de Engenharia, Ronald de Figueiredo. Além desses convidados, representantes do DCE e do COLTEC também compuseram a mesa.

Para o encerramento da noite, ocorreu a realização do Samba do Corredor. A transmissão completa dos três dias do evento está disponível no canal do APUBH no YouTube.

IV Semana Negra do APUBHUFMG+