Acontece no APUBH

Iniciadas as obras do Centro Cultural Minha Quebrada

Projeto foi contemplado no Edital de Solidariedade do APUBH

 

Uma das propostas contempladas pelo Edital de Solidariedade do APUBHUFMG+ em 2021, foi a do projeto do Centro Cultural Minha Quebrada, na região do Barreiro. O projeto é fruto da Ocupação Eliana Silva e tem como objetivo construir um espaço destinado a ser palco de acesso a lazer, informação, com planejamento e exercícios de atividades para a juventude periférica, moradora das ocupações urbanas de Belo Horizonte e região.

O Centro Cultural Minha Quebrada se localiza dentro de uma ocupação urbana organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas, o MLB que atua como principal parceiro comungando do uso do espaço do centro cultural e mobilizando a juventude dentro do território. Outro grande parceiro é a AMES- BH que apoia o centro cultural através do cursinho popular Pré-ENEM. De acordo com a proposta submetida ao APUBH, o “Minha Quebrada” se projeta enquanto centro de referência da juventude de periferia e por isso visualiza a importância de um espaço a ser utilizado por outros movimentos sociais e sindicais e associações de bairros que queiram fortalecer a luta da juventude e usufruir também do espaço.

O público alvo do projeto tem a faixa etária entre 8 a 16 anos. As crianças e jovens do projeto integram núcleos familiares chefiados por mulheres, que pertencem à classe trabalhadora, possuem a renda equivalente a um salário mínimo e integram o perfil étnico pardo ou preto.  Esse perfil social é um reflexo da comunidade na qual se insere a ocupação Eliana Silva, na região do Barreiro.

O Edital acolheu a proposta da construção do Centro Cultural por entender que o projeto atendia os critérios propostos, como:  “a contribuição das ações a serem realizadas para a defesa de direitos políticos, humanos, sociais, econômicos, culturais ou ambientais, bem como para o enfrentamento das crises humanitária e sanitária instauradas pelo modo como o governo federal tem lidado com a pandemia da COVID-19”.

 

Conheça esse e outros projetos apoiados pelo APUBH no nosso site: https://bit.ly/3MfwmlN

 

Com informações do Centro Cultural Minha Quebrada