Acontece no APUBH

Homenagem póstuma ao professor Oto Guimarães Mourão

O APUBH UFMG+ lamenta, profundamente, o falecimento do professor Oto Guimarães Mourão. Oto Guimarães Mourão era médico patologista clínico e professor aposentado do Departamento de Propedêutica da Faculdade de Medicina da UFMG, já tendo ocupado o cargo de diretor do laboratório central da universidade. Além do ensino, o médico também se destacou na pesquisa científica.

O professor foi idealizador e primeiro diretor do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD) da Faculdade de Medicina da UFMG. A criação do Núcleo foi fundamental para garantir o acesso ao exame do pezinho, para todas as cidades de Minas Gerais, através da centralização da realização do teste nos laboratórios da UFMG. A iniciativa representou uma grande contribuição para o combate à mortalidade infantil.

Ele foi o responsável pela pesquisa que possibilitou a identificação do protozoário trypanozoma do sangue periférico. A descoberta possibilitou o diagnóstico de formas crônicas da doença de Chagas, que até então não podiam ser detectadas.

O professor Oto deixa um legado inestimável para o acesso à saúde, o desenvolvimento da pesquisa científica e o avanço das universidades públicas em todo o Brasil.

 

Aos familiares, amigos e colegas, o nosso abraço fraterno.

 

Diretoria do APUBH UFMG+

 

Com informações da Faculdade de Medicina da UFMG.