Acontece no APUBH

Governo Bolsonaro interfere mais uma vez na PF: o “pressentimento” sobre Milton Ribeiro

O histórico de interferências de Bolsonaro nas investigações da Polícia Federal (PF) é extenso. Para proteger sua família e aliados, o até então, Presidente, já trocou gestores, pediu arquivamento de processos e vazou, mais de uma vez, informações sobre investigações.

A nova suposta interferência do Presidente foi em relação à prisão de Milton Ribeiro, ex-Ministro da Educação de Bolsonaro, alvo da investigação da PF batizada de “Acesso Pago”. O ministro é acusado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC).

Em áudio gravado com autorização judicial, Ribeiro conversa com uma de suas filhas e afirma que foi avisado por Bolsonaro sobre a possibilidade de execução de busca e apreensão em sua casa. A ligação ocorreu em 9 de junho, antes de Ribeiro ter sido alvo da operação da PF deflagrada em 22 de junho.

“A única coisa meio… hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe? É que eu tenho mandado versículos pra ele, né?”, disse Ribeiro para a filha. O trecho está em investigação da Polícia Federal.

“Ele quer que você pare de mandar mensagens?”, pergunta a filha.

“Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? Se houver indícios, né?”, afirmou o ministro.

O que parece ser um simples aviso descompromissado é a prova de que mais uma vez, Bolsonaro tem tido acesso às informações das investigações da Polícia Federal e não se importa em vazar estas informações para seus aliados.

O aparelhamento da PF é preocupante e coloca em xeque toda a estrutura judicial do país. Como confiar em um órgão subjugado pelo poder de um governo corrupto e genocida que utiliza de uma das maiores estruturas públicas de investigação do país para manter seus objetivos políticos e milicianos?

Exigimos a devida investigação do Supremo Tribunal Federal e caso haja a comprovação legal das interferências neste caso, que o governo Bolsonaro seja julgado e sofra as consequências de seus acumulados crimes.