Acontece no APUBH, Notícias

‘Gestos, Corpos e Pautas de Lutas’: APUBHUFMG+ inaugurou exposição de fotos do acervo do sindicato

A exposição fotográfica segue aberta à visitação até o dia 10 de outubro, no Espaço f (2º andar da Escola de Belas Artes/UFMG)

Visite a exposição fotográfica ‘Gestos, Corpos e Pautas de Lutas’, promovida pelo APUBHUFMG+ | Foto: Acervo APUBHUFMG+.

“Estar sempre em posição e disposição de luta, prontos para a defesa, não só da categoria, senão da classe trabalhadora e da democracia”, define o folheto de divulgação da exposição fotográfica “Gestos, Corpos e Pautas de Lutas”, promovida pelo APUBHUFMG+. A abertura da iniciativa cultural ocorreu no dia 25 de outubro, contando com a presença da comunidade universitária. A exposição fotográfica segue aberta à visitação até o dia 10 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 08h às 21h, no Espaço f (2º andar da Escola de Belas Artes/UFMG).

A exposição “Gestos, Corpos e Pautas de Lutas” é uma iniciativa da gestão Travessias na Luta (2022/2024). A montagem foi realizada com a colaboração ativa do professor Adolfo Cifuentes, da Diretoria Territórios em Movimento: Arte, Cultura, Direitos Humanos e Diversidade da atual gestão e Coordenador do Espaço f, Espaço de Exposições na Área da Fotografia – FTC, da Escola de Belas Artes/UFMG; Juliana Andrade de Lacerda, Pós-Doutoranda PPG-Artes da Escola de Belas Artes/UFMG, e da equipe de Comunicação do APUBHUFMG+.

A montagem foi realizada com a colaboração ativa do professor Adolfo Cifuentes, da Diretoria Territórios em Movimento: Arte, Cultura, Direitos Humanos e Diversidade da atual gestão e Coordenador do Espaço f, Espaço de Exposições na Área da Fotografia – FTC, da Escola de Belas Artes/UFMG; Juliana Andrade de Lacerda, Pós-Doutoranda PPG-Artes da Escola de Belas Artes/UFMG, e da equipe de Comunicação do APUBHUFMG+. | Foto: Acervo APUBHUFMG+.

Constituída por imagens do arquivo fotográfico do sindicato, a exposição retoma o longo histórico de diversas pautas que tem mobilizado a categoria de professores e professoras e a posição da entidade ao longo de décadas. A exposição fotográfica “Gestos, corpos e pautas de lutas” é, sobretudo, um convite para revitalizar as raízes e a própria razão de ser do nosso sindicato e do movimento sindical como um todo.