Acontece no APUBH

Filiados ao APUBH manifestam preferência por semestre letivo de 15 semanas,  no ERE

Consulta foi realizada entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2020 e resultado entregue ao CEPE/UFMG

Entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2020, o APUBH realizou consulta entre os seus filiados e filiadas sobre a adequação do calendário acadêmico de 2021 às aulas remotas emergenciais (ERE). A consulta foi aprovada na assembleia eletrônica realizada em 15/12, na qual os docentes e as docentes apontaram e discutiram as dificuldades com o ERE e com o semestre acadêmico de 2020 aprovado pela UFMG. O texto da consulta descrevia o seguinte “A Assembleia apontou as dificuldades do semestre acadêmico de 2020 aprovado pela UFMG. Foram identificados vários problemas, entre eles, as plataformas digitais, o ritmo pedagógico insano e o período de férias muito curto em novembro, que não permitiu nem o descanso, nem a realização das matrículas com prazo mínimo, nem a preparação das aulas com uma antecedência razoável”.

Um total de duzentos e vinte nove (229) professores e professoras responderam às perguntas referentes à duração do semestre letivo, período de férias e intervalo entre os semestres.  Dentre os e as respondentes, 68,1% aprovaram um intervalo de 30 dias entre o primeiro e segundo semestres de 2021; 52,2% optaram por um período de férias de 45 dias, com início do primeiro semestre de 2021 no dia 17 de maio de 2021; e 59,4% manifestaram preferência por um semestre letivo com duração de 15 semanas.

Todos esses números indicam a exaustão dos docentes da UFMG, sob os efeitos da pandemia da Covid 19 e diante dos desafios colocados pelo ERE”, afirma o professor Luiz Villalta, vice-secretário do APUBH.

Em 22 de dezembro de 2020, a diretoria do APUBH encaminhou ofício ao CEPE/UFMG informando o resultado da consulta feita aos seus filiados e filiadas sobre a adequação do calendário acadêmico de 2021 às aulas remotas emergenciais (ERE). O CEPE ainda não respondeu ao encaminhamento do APUBH.