Acontece no APUBH

Entrevista com docente Jezulino L. M. Braga da Escola de Ciências da Informação – ECI / UFMG

Na segunda entrevista da série, o APUBH entrevistou o professor Jezulino da ECI, sobre a aprovação da Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, que completa dez anos em 2022.

 

O docente nos disse que a importância desta lei é que ela mudou significativamente o perfil de estudantes ingressos nos cursos a UFMG, principalmente nas graduações em que ele leciona. Para Jezulino, “é notável a diversidade na sala de aula o que desafia os docentes a aplicação de novos métodos de ensino e aprendizagem e busca de teorias que possam contribuir para a emancipação destes sujeitos”.

Em seu fazer docente e em seu convívio na universidade, ele já sentiu algum aumento na presença de pessoas negras discentes, principalmente na pós-graduação. Além disso, na Unidade em que trabalha, Jezulino afirma que há várias professoras negras e que a maioria delas entrou nos últimos 5 anos por meio de vagas dos concursos para graduações criadas no REUNI. Para ele, isso impacta positivamente porquê os docentes pautam suas questões de pesquisa nas salas de aula, contribuindo para que teorias decoloniais sejam aplicadas nas formações dos estudantes. O docente conclui dizendo que “gostaria que estes docentes ocupassem mais cargos de poder na Universidade”.

Quanto ao que está previsto no art. 7º da lei objeto de nossa entrevista, uma vez que o texto aprovado diz que a legislação deve passar por revisão após dez anos de sua aprovação, perguntamos sua avaliação e ele nos disse que não sabe responder, mas que acha necessário garantir a permanência de pessoas negras na universidade com política de assistência estudantil.