Acontece no APUBH

Em novo dia nacional de mobilizações, as ruas deram o seu recado: ‘Bolsonaro nunca mais!’

APUBHUFMG+ no ato, em Belo Horizonte, do Dia Nacional de Mobilização “Bolsonaro nunca mais!” | Foto: APUBHUFMG+.

A necropolítica do governo Bolsonaro causou ao país a perda de centenas de milhares de vidas, ao longo da pandemia. E as ameaças à vida das brasileiras e dos brasileiros continuam, com o Brasil de volta ao mapa da fome e o crescimento absurdo do desemprego e da informalidade no mercado de trabalho. Nos últimos anos, sentimos o peso do aumento do custo dos combustíveis, dos alimentos e de outros itens básicos.

Não podemos nos calar diante deste governo de morte e de fome. E não nos calamos. No último sábado (09/04), fomos às ruas no Dia Nacional de Mobilização “Bolsonaro nunca mais!”. Em um novo capítulo da histórica jornada de lutas, que ocupou o Brasil em 2021, movimentos sindicais, estudantis, sociais e partidários protagonizaram atos públicos em diversas cidades do país. Ainda que a pandemia não tenha acabado, precisamos estar presentes nos espaços públicos para expor a nossa indignação contra esse governo que mata mais que o vírus.

O APUBHUFMG+ segue presente nos atos de rua. A(o)s professora(e)s da UFMG somaram forças no retorno presencial da luta, em Belo Horizonte e Montes Claros. Na capital mineira, a concentração para o ato aconteceu na Praça Afonso Arinos, em frente à Faculdade de Direito da UFMG. De lá, a manifestação percorreu o hipercentro de BH, alertando a população para o caos que estamos vivenciando – situação esta que pode se tornar ainda pior, se não nos posicionarmos. A dispersão da multidão ocorreu na Praça Sete, local simbólico de luta em Minas Gerais. Além da presença neste ato, o sindicato também deu suporte para a participação das/os manifestantes, através da distribuição de camisetas, máscaras PFF2 e bandeiras.

Já em Montes Claros, as/os manifestantes se reuniram no Mercado Municipal. O protesto foi marcado por música e também pelo diálogo com a população. Cartazes sobre a alta de produtos essenciais e folhetos sobre a responsabilidade da atual gestão do país alertavam as pessoas que passavam pelo local.

As ruas são o nosso espaço natural de luta pela conquista, manutenção e garantia de cumprimento dos direitos da classe trabalhadora. E quando o próprio governo federal se torna uma ameaça à vida da população, é nosso dever encabeçar, coletivamente, a luta. É nas ruas que vamos derrubar esse governo genocida. Fora governo Bolsonaro!

 

GALERIA DE FOTOS: 09/04/2022 | Ato do Dia Nacional de Mobilização “Bolsonaro nunca mais!”