Acontece no APUBH

Em Montes Claros, APUBH UFMG+ marcou presença no Domingo no Campus do ICA/UFMG

O Sindicato reuniu-se com os e as docentes, realizou as tendas da saúde e do direito e promoveu plantão jurídico.

 

Neste final de semana, o APUBH UFMG+ marcou presença na 1ª Edição 2023 do Domingo no Campus, no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros. Promovido pela UFMG a atividade visa a aproximação da universidade com a sociedade em geral. O APUBH realizou as tendas da Saúde e a Tenda do Direito possibilitando que os visitantes do campus recebessem orientações sobre cuidados com a saúde, bem como tirassem dúvidas sobre questões jurídicas, as mais diversas.

Representando o sindicato, estiverem presentes a presidenta do sindicato, professora Maria Rosaria Barbato; a 2ª vice-presidente, professora Maria Auxiliadora Figueiredo; a diretora financeira, professora Marly Nogueira; a 1ª suplente da diretoria executiva, professora Solange Godoy; os diretores da Setorial “Articulações e Mobilizações Políticas”,  professores Timea Drinóczi e Marco Antônio Sousa Alves.

Além da realização das Tenda da Saúde e da Tenda do Direito, a presença do APUBH no ICA possibilitou também o diálogo do sindicato com os docentes do Instituto de Ciências Agrárias,  permitindo a discussão sobre as dificuldades as lutas e as condições de trabalho da categoria docente. Em discurso, Maria Rosaria, presidenta do APUBH, falou um pouco mais sobre a presença do sindicato no evento. “Nós precisamos como professores, como servidores públicos, do apoio da população, precisamos que a população entenda
nossas demandas e os nossos problemas”.

Na segunda-feira, 08 de maio, o sindicato ainda promoveu outras duas atividades no ICA/UFMG: plantão jurídico e reunião da diretoria com os filiados e filiadas do campus. Na primeira atividade, a assessoria jurídica do APUBH atendeu filiados sobre questões específicas. Na reunião com, professores e professoras foram discutidas com a diretoria do sindicato questões que estão preocupando os docentes do ICA, dentre as quais o Relatório REDOC e os critérios de avaliação das atividades docentes. Também foram objeto de discussão a reposição salarial emergencial e a próxima luta para a recomposição das perdas ulteriores em vista da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como as iminentes eleições do ANDES-SN e a posição do APUBH em relação a vinculação nacional.

 

Créditos: Maria Auxiliadora Figueiredo e Marly Nogueira