Em assembleia, filiadas e filiados aprovaram a prestação de contas da atual gestão do APUBH
O Sindicato também iniciou o debate sobre a realização de apoio financeiro a entidades e movimentos sociais, nesse período de pandemia
O APUBH UFMG+ realizou Assembleia Geral Ordinária, na tarde desta quarta-feira (31/03), por modalidade eletrônica. Em pauta, a aprovação do Relatório de Atividades da diretoria em 2020, que abrange atividades desenvolvidas pelo sindicato, a prestação de contas de 2020 e o plano orçamentário para o exercício de 2021. O relatório de atividades e de prestação de contas de 2020 foi encaminhado às filiadas e aos filiados, por meio do Informativo do APUBH, no dia 26 de março e por e-mail nos dias 29 e 30 de março.
As e os docentes presentes aprovaram o Relatório de Atividades, com os devidos ajustes, atendendo às deliberações aprovadas na assembleia. Por sugestão do Conselho Fiscal do APUBH, foi aprovado que as decisões em relação a futuros gastos extraordinários, em virtude da pandemia, sejam deliberadas em assembleia, assim como ocorreu no ano anterior. Também por indicação do Conselho Fiscal, a assembleia aprovou a contratação de uma empresa especializada para a realização de uma auditoria financeira no sindicato. O valor a ser destinado a esse fim terá um aumento de 20%, que corresponde a um acréscimo de 10% por ano, desde a realização da última auditoria no sindicato.
A assembleia deliberou ainda que, a exemplo da iniciativa promovida na gestão anterior, a atual gestão do sindicato providencie editais de incentivo à produção e divulgação de conhecimento na Universidade. O investimento financeiro aprovado foi de R$ 160 mil.
Pedidos de apoio financeiro
Na noite de 31 de março, o APUBH UFMG+ realizou a Assembleia Geral Extraordinária, também por modalidade eletrônica, para apreciar e deliberar três pedidos de apoio financeiro recebidos pelo sindicato. Esses pedidos correspondem a doações financeiras a entidades e movimentos sociais, que prestam assistência a cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da crise humanitária e econômica causada pela pandemia da Covid-19.
Diante da complexidade do debate sobre este tema, as/os docentes presentes deliberaram pela realização de uma nova assembleia, em que estará em pauta a apreciação dos critérios a serem adotados pelo sindicato diante dos pedidos de doação financeira. Os critérios serão construídos no planejamento estratégico do APUBH, que ocorrerá na próxima semana. Entre as questões levantadas pela Assembleia de professores para serem debatidas, estão a eventual necessidade de constituição de uma comissão de docentes para analisar os pedidos recebidos pelo sindicato e a possibilidade de publicação de editais específicos para atender a essas demandas.