Acontece no APUBH

Em assembleia, APUBH aprovou adesão à Greve Nacional dos Servidores Públicos e ações em relação a CAPES

O sindicato APUBH UFMG+ realizou Assembleia Geral Extraordinária, na modalidade eletrônica, na quarta-feira passada (11/08). Em pauta, a deliberação sobre a adesão do sindicato à Greve Nacional dos Servidores Públicos/ Dia Nacional de Mobilização contra a PEC-32, em 18 de agosto, e a discussão sobre os critérios de avaliação da CAPES, que inclui a atuação do APUBH com a aprovação de uma mesa redonda e  criação de Grupos de Trabalho (GT’s) sobre o tema.

O primeiro ponto de pauta discutido pela categoria foi a adesão do sindicato à Greve Nacional dos Servidores Públicos, na próxima quarta-feira (18/08). O Dia Nacional de Mobilização é promovido por entidades representativas do funcionalismo público brasileiro, com apoio de movimentos sindicais e populares de todo o país, contra a proposta de Reforma Administrativa (PEC 32/2020).A medida representa uma grave ameaça à prestação de serviços públicos à população brasileira, assim como à categoria de trabalhadoras e trabalhadores que cumprem esse papel. A PEC integra a agenda de implementação de medidas neoliberais no país, em curso no Governo Bolsonaro.

Diante da necessidade de luta contra a PEC-32, a assembleia deliberou pela adesão do sindicato à Greve Nacional e participação no Dia Nacional de Mobilização.  Aprovou-se ainda que o sindicato elabore um modelo de texto curto, a ser utilizado como e-mail de resposta automática pelos docentes, no dia da greve. Uma vez que as atividades dos professores estarão paralisadas no dia, a proposta é que aqueles que, eventualmente, tentem entrar em contato, compreendam os motivos da greve e da adesão da categoria.

Acompanhe os meios de comunicação do APUBH UFMG+, para ter mais informações sobre o Dia Nacional de Mobilização e sobre a distribuição de materiais para a participação da categoria nos atos públicos.

Sistema CAPES de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil

Prosseguindo com a assembleia, a categoria discutiu a atuação do APUBH UFMG+ em relação aos critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).A discussão sobre este ponto de pauta foi iniciada com um resgate do debate do sindicato com a categoria sobre o tema.A discussão incluiu preocupações da comunidade acadêmica, como as constantes mudanças nos critérios de avaliação, os cortes nas bolsas e financiamentos das pesquisas e a proposta de financiamento por entidades privadas.

Na assembleia do dia 09 de junho do ano passado, foi deliberado que o Sindicato instituiria um Grupo de Trabalho (GT) para estudo sobre o sistema de avaliação da pós-graduação. O GT foi composto por membros da Diretoria e do Conselho de Representantes do Sindicato e por outros professores filiados, além de contar com o apoio do Setor Jurídico do APUBH e a contratação de dois estagiários para dar suporte na condução das pesquisas.

A partir deste estudo, o GT elaborou um parecer técnico, que serviu de base para que o sindicato entrasse com uma Ação Civil Pública (ACP) referente ao Sistema CAPES de Avaliação da Pós-Graduação. A ACP foi aprovada na assembleia do dia 06/08/2020. Confira mais informações no link a seguir: Ação Jurídica do APUBH: Sistema CAPES de Avaliação da Pós-graduação

Na assembleia da última quarta-feira (11/08), o GT CAPES/APUBH apresentou a proposta de atuação do sindicato, que inclui a realização da Mesa Redonda “APUBH e o Refinamento do Sistema Capes de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil”. A mesa redonda tem objetivo de elucidar, junto à categoria, o funcionamento do sistema de avaliação da Pós-Graduação, os aspectos técnicos da ação jurídica e as demais formas de atuação do sindicato sobre a CAPES.A assembleia também aprovou a criação de Grupos de Trabalho (GT’s), que darão continuidade aos trabalhos do sindicato sobre o tema.