IEAT e APUBHUFMG+ promovem debate sobre formação docente com expoentes da pedagogia crítica Michael Apple e Miguel Arroyo
Fonte: Assessoria de Comunicação – IEAT/UFMG

Os professores eméritos Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison, e Miguel Arroyo, da Faculdade de Educação da UFMG, estarão juntos no dia 26 de novembro de 2025, em evento promovido pela Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG e pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBHUFMG+).
Considerados dois grandes nomes da chamada pedagogia crítica no mundo, Michael Apple e Miguel Arroyo participarão da mesa-redonda “Os desafios da formação docente e a luta por escolas democráticas, inclusivas e humanizantes”. A iniciativa acontecerá no auditório B101/B102 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) da UFMG, a partir das 14h30. Serão emitidos certificados de participação mediante inscrição pela plataforma Even3. As vagas para participação presencial estão esgotadas, mas o evento será transmitido ao vivo pelo canal do APUBHUFMG+ no Youtube: https://youtube.com/live/TFDjbEgAd10?feature=share
Durante a atividade, Michael Apple e Miguel Arroyo discutirão os desafios e as possibilidades da formação de professoras e professores da educação básica em um contexto de crescimento dos movimentos conservadores e de extrema direita no mundo. Eles também buscarão apontar caminhos e estratégias para formar educadores comprometidos com a promoção de escolas mais democráticas, inclusivas e humanizantes. A mesa será coordenada pelo professor Helder de Figueiredo e Paula, presidente do APUBHUFMG+, e contará com a participação do professor Júlio Emílio Diniz, coordenador acadêmico da Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG, na abertura.
Sobre os convidados:
Michael Whitman Apple – Professor emérito da Universidade de Wisconsin-Madison
Segundo ocupante da Cátedra FUNDEP Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG, Michael Apple é professor emérito John Bascom na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e professor de Estudos de Políticas Educacionais no Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. Ele trabalhou com governos, pesquisadores, sindicatos, movimentos políticos e grupos dissidentes na América Latina e em muitas outras partes do mundo, contribuindo para a construção de pesquisas, políticas e práticas mais criticamente democráticas em educação. É autor dos seguintes livros: Educating the “Right” Way: Markets, Standards, God, and Inequality (2006), The Subaltern Speak: Curriculum, Power, and Educational Struggles (2006), The Routledge International Handbook of Critical Education (2009) e Global Crises, Social Justice, and Education (2010).
Miguel Gonzalez Arroyo – Professor emérito da UFMG
Miguel Arroyo é professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Fluminense. Foi secretário-adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Ao longo de sua trajetória, sempre atuou na elaboração de propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
Assessoria de Comunicação – IEAT/UFMG
Fabio Amaral de Oliveira Paes
divulga@ieat.ufmg.br
(31) 3409-6655 / (31) 99108-3083
Texto atualizado em 18/11/2025 para inclusão do link da transmissão ao vivo