Acontece no APUBH

‘E daí?’: ação de comunicação do APUBH questiona condução do Governo Federal frente à pandemia da COVID-19

Manifestação audiovisual, promovida na região central, em bairros de BH e nas redes sociais, foi idealizada pelo Comitê de Mobilização do Sindicato

Ação de comunicação “E Daí?”: os spots e peças gráficas estão disponíveis para serem ouvidos e compartilhados, nas páginas de Instagram, Facebook e Twitter do APUBH UFMG+.

Ontem (18/06), o APUBH UFMG+ promoveu uma ação para sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ação de comunicação “E Daí?” foi idealizada pelo Comitê de Mobilização do APUBH UFMG+, instituído em uma assembleia docente do sindicato. O nome da ação faz referência à fala do presidente da República Jair Bolsonaro: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?”. A frase foi dita em dia 28 de abril, quando o Brasil havia somado 5.017 mortes por COVID-19 e superado o número de mortos na China, país de origem da pandemia.

“O Comitê de Mobilização foi criado para realizar ações de comunicação e mobilização durante o período de pandemia e isolamento social;ele é composto por professores de várias unidades e alguns diretores do APUBH; a ação de comunicação “E Daí?” faz parte da ‘Campanha Coronavírus se Combate com o SUS’ e foi uma forma encontrada pelo Comitê para expressar a indignação de docentes da UFMG diante da maneira como o governo federal está conduzindo o enfrentamento à pandemia”, definiu o 2º Vice-Presidente do APUBH, professor Helder de Figueiredo e Paula. “Essa ação resgatou frases ditas pelo presidente Jair Bolsonaro, que relativizam o isolamento ou ironizam as informações e os números de mortes pelo COVI-19”, comentou.

Atualmente, Belo Horizonte atingiu o alerta geral vermelho, com 82% dos leitos de UTI ocupados. Essa nova realidade exige das Autoridades Municipais o cancelamento imediato da retomada das atividades econômicas.

Ocupação da cidade e das redes

A ação de comunicação “E daí?” foi composta de uma intervenção audiovisual, realizada em diferentes plataformas. Carros de som veicularam um spot de áudio, no Centro e em vários bairros de BH, no qual diversos professores da UFMG respondem à pergunta “E daí?” e chamam a atenção para a gravidade do momento que estamos vivendo. Ao longo do dia, várias postagens foram feitas nas páginas de Instagram, Facebook e Twitter do APUBH UFMG+. A noite foi feita uma projeção na fachada de um prédio na região central. Nas redes sociais do sindicato, os spots e peças gráficas estão disponíveis para serem ouvidos e compartilhados.

“Usamos uma linguagem simples e direta, com o objetivo de deixar claro essa postura irresponsável e negligente com a saúde pública para ajudar as pessoas a pensarem de forma crítica sobre a gravidade do momento que vivemos e qual é o papel do Estado”, afirma”, observou o Eduardo de Jesus, professor do departamento de Comunicação Social da UFMG e membro do Comitê de Mobilização.

“Queremos ampliar o debate em torno do modo como o governo federal vem tratando a grave pandemia. Sempre de forma desrespeitosa com as vítimas e os familiares que perderam seus entes queridos e sobretudo sem um plano, sem uma liderança que pudesse conter o avanço”, ressaltou.