Acontece no APUBH

DIA NACIONAL DE LUTA, VAMOS PARA AS RUAS!

No dia 29 de maio (sábado), o APUBH UFMG+, entre outras entidades sindicais e movimentos sociais, estarão nas ruas de Belo Horizonte rumo à Praça da Liberdade,para lutar contra os diversos ataques que estão sendo colocados em prática contra os trabalhadores do Brasil e o desmonte da educação pública, em especial, a universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

Já somos mais de 14 milhões de desempregados, mais de 35 milhões de trabalhadores informais e cerca de 40 milhões de pessoas que estão vivendo na extrema miséria no Brasil. Estaremos nas ruas para lutar contra a calamidade sanitária e humanitária causada pelo descaso do governo Bolsonaro, que já ceifou a vida de mais de 452 mil brasileiras e brasileiros.

Especificamente em relação a nossa categoria, o cenário é de extrema gravidade: corte de verbas, aumento da descontinuidade das atividades básicas das universidades, descrédito, por parte do governo federal, à ciência e ameaça de volta presencial das atividades de ensino, mesmo sem vacinação em massa.

O orçamento do Ministério da Educação destinado às Universidades Federais, entre 2010 e 2021 teve uma redução de 37%. Estes cortes afetam os investimentos e despesas correntes, além de bolsas de estudo e programas de auxílio estudantil. Em números, considerado a inflação, o orçamento do MEC para o Ensino Superior em 2010 era de R$ 7,1 bilhões. Em 2021, é de R$ 4,5 bilhões.

Com relação a UFMG, o corte de gastos deixa a universidade com os mesmos recursos que possuía em 2008, quando tinha 20 mil alunos. Hoje há 60% a mais e cerca de 8,5 mil deles são apoiados em ações afirmativas. Os cortes resultarão em evasão estudantil e na inviabilidade da universidade, um serviço público que estará centrado em aulas remotas, e que terá como fim, o progressivo projeto neoliberal de precarização do trabalho docente. E mesmo com este desinvestimento criminoso, está sendo desenvolvida uma vacina por pesquisadores da universidade, através do CT-Vacinas, que já se encontra em fase de testes clínicos.

Motivos mais que suficientes para nossa revolta e mobilização! Ao contrário do que fazem os bolsonaristas, temos consciência do momento que vivemos. Por isso, faremos nossa manifestação com todos os cuidados necessários, com uso de máscara de proteção respiratória adequada (Pff2_S para riscos biológicos) para garantir a segurança de nosso(a)s filiado(a)s, distanciamento social e uso de álcool em gel.

A comunidade da UFMG se concentrará, a partir das 9h30, em frente ao Palácio da Liberdade. A manifestação será realizada de modo presencial, seguindo as orientações de segurança sanitária: os manifestantes seguirão em fila, mantendo o distanciamento físico e utilizando máscaras. Aqueles que não puderem ou não se sentirem seguros a participar do ato, tem a opção de seguirem em carreata atrás dos manifestantes. Além disso, a manifestação também será realizada no ambiente virtual. Realizaremos uma grande ocupação digital. Participe usando #ForaGovernoBolsonaro #ForaGovernodeFome #ForaGovernodeMorte

Estaremos nas ruas porque este governo mata mais que o vírus. Basta! Fora governo Bolsonaro! Fora governo de morte! Fora governo de fome!

 

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022

 

POST_QUADRADO_PARA_REDES_LARANJA_OPCAO_3.png