Confira a sexta entrevista sobre a lei de Cotas
A sexta entrevista da série vem da Faculdade de Medicina onde uma pessoa docente nos respondeu sobre a temática de se e como Cotas mudaram perfis de pessoas discentes e docentes na UFMG.
Para o colega, a Lei de Cotas foi um divisor de águas na ampliação do acesso de pessoas pretas, pardas e indígenas, originárias do ensino público, ao ensino público superior, iniciando o processo de diversificação do perfil dos discentes da Educação Pública Superior.
Manifestou sua compreensão de que “o aumento na presença de pessoas negras discentes aproxima a instituição do Brasil real e oportuniza uma vivência riquíssima a este grupo que tanto tem a contribuir para que a UFMG se torne, progressivamente, uma instituição que reflita a diversidade de nossa sociedade”.
Quanto à importância da revisão prevista em seu Art. 7º, avalia que a Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas pode se beneficiar de novas propostas para contemplar ações de fixação e instrumentalização dos discentes para que permaneçam e completem a sua formação superior.