Acontece no APUBH

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde – MG publicou Manifesto em defesa da construção plena do SUS

O APUBHUFMG+ integrou o coletivo de entidades sanitárias e científicas, movimentos sociais e sindicais que promoveram a etapa regional da Conferência.

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Minas Gerais: “Lutando em defesa e avanço de um SUS universal e público” | Foto: Lara Marques / APUBHUFMG+.

“Lutando em defesa e avanço de um SUS universal e público” foi o tema da etapa mineira da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. Realizado de modo híbrido, no último sábado (16/07), a Conferência mesclou a modalidade presencial, no Auditório Nobre da Faculdade de Medica da UFMG, com a modalidade virtual, na Plataforma Zoom e no YouTube. Assista ao registro em vídeo e às convocações, gravadas por artistas e autoridades, no canal da Conferência: https://bit.ly/3OVYcFt

A etapa regional foi o resultado de uma grande mobilização, que contou com o apoio e organização  do APUBHUFMG+ no que diz respeito à estruturação da comunicação e divulgação da Conferência. A realização contou ainda com a participação do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, dos sete cursos da área de saúde da UFMG e de entidades sanitárias, científicas, sociais, sindicais e estudantis. A etapa de Minas Gerais integra as atividades preparatórias para a etapa nacional da Conferência, a ser realizada no dia 5 de agosto, em São Paulo/SP.

A Conferência foi conduzida pelo médico Fausto Pereira dos Santos, ex-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. Além do médico, a mesa foi composta pelos seguintes docentes da UFMG: Juarez Guimarães, integrante do Departamento de Ciências Políticas da UFMG e da Frente pela Vida; Dirceu Greco, infectologista e professor emérito da Faculdade de Medicina da UFMG, Eli Iola Gurgel Andrade, subcoordenadora do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFMG; e Cristina Alvim, vice-diretora da Faculdade de Medicina e coordenadora do Comitê de Enfretamento à Covid-19 da UFMG.

O APUBHUFMG+ esteve presente, sendo representado pela professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do sindicato. Em sua fala, realizada por meio virtual, a sindicalista destacou a importância do SUS para o Brasil, destacando a relevância dos serviços públicos prestados à população, bem como a contribuição do SUS para que a Democracia seja, de fato, alcançada. Ela definiu a Conferência como um momento histórico, que contribui para que a nação possa ter esperança: “a esperança de que podemos reconstruir e aprofundar a Democracia do Brasil, a esperança na luta para que o acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde seja, de fato, assegurado a cada brasileira e cada brasileiro”.

A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, definiu a Conferência como um momento histórico, que contribui para que a nação possa ter esperança: “a esperança de que podemos reconstruir e aprofundar a Democracia do Brasil, a esperança na luta para que o acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde seja, de fato, assegurado a cada brasileira e cada brasileiro” | Foto: Lara Marques / APUBHUFMG+.

A realização da Conferência Livre, nos âmbitos regionais e nacional, fazem parte de um processo popular e coletivo, que busca o desenvolvimento de políticas públicas sanitárias e a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS). Processo esse que desaguará na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), no ano que vem. O posicionamento das entidades e demais participantes, que compuseram a etapa mineira da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022, foi sintetizado no Manifesto em defesa da construção plena do SUS. Acesse o documento, através do link a seguir: https://frentepelavida.org.br/uploads/arquivos/DOC_mineiro_FINAL.pdf.

Manifestações políticas, sociais e culturais

A programação da Conferência foi aberta por uma manifestação política, artística e cultural, conduzida por representantes de povos indígenas. Os povos originários atravessam, no atual governo, uma tentativa de apagamento induzido, de continuarem a viver e exprimir sua indigeneidade, que vai desde a negligência e abandono em relação aos cuidados aos povos indígenas, especialmente durante a pandemia, ao descaso com a FUNAI, que, neste caso, compartilha do  mesmo sucateamento  promovido pelo governo Bolsonaro às estruturas de Estado que deveriam resguardar os direitos da população, indígena e não indígena, seja na Saúde, no Meio Ambiente, na Educação, entre outros setores. A Conferência reservou, ainda, espaço para as intervenções de representantes de partidos políticos, de entidades da área de Saúde e de outros movimentos sociais.

A programação da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Minas Gerais foi aberta por uma manifestação política, artística e cultural, conduzida por representantes de povos indígenas | Foto: Lara Marques / APUBHUFMG+.

Em meio à crise sanitária no país, o enfrentamento à pandemia de Covid-19 teve destaque nas falas. Nesse sentido, a Conferência prestou homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores do SUS, que foram a linha de defesa da população contra o vírus, a exemplo das médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, agentes sanitários, profissionais de limpeza, entre outros tantos. Foi através do trabalho destas pessoas, que colocaram as próprias vidas em risco, que o Estado pôde prestar o serviço de Saúde Pública à população. Os organizadores entregaram certificados a uma série de profissionais do SUS, que representavam o conjunto de suas respectivas categorias.

A importância histórica da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde foi abordada na fala de Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da UERJ, que presidiu a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), entre agosto de 2018 e julho de 2021. A etapa mineira terminou, mas continua a construção da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. E continua, sobretudo, a luta coletiva em defesa do acesso da população à Saúde Pública e aos demais direitos constitucionais: nós defendemos o SUS! Nós defendemos a Democracia!

Nós defendemos o SUS! Nós defendemos a Democracia! | Foto: Lara Marques / APUBHUFMG+.

GALERIA DE FOTOS: 16/07/2022 | Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Minas Gerais