Acontece no APUBH, Notícias

Comunidade do CEFET-MG protesta contra censura praticada por diretorias de Campi

O APUBHUFMG+ somou forças ao ato público, com leitura da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e dos servidores públicos’, publicada pelo FONASEFE

Censura Nunca Mais! APUBHUFMG+ presente no ato contra censura praticada por diretorias de Campi do CEFET-MG | Foto: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

“33 milhões com fome. Existe independência?” eram os dizeres da faixa, que seria afixada em unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), integrando as manifestações do recente 7 de setembro. O manifesto, contudo, não foi bem recebido por toda a administração da instituição. Inclusive, o manifesto não pôde ocorrer em todas as suas unidades.

O impedimento da afixação do cartaz teria sido motivado, de acordo com a diretoria do CEFET-MG, com base na legislação eleitoral. Após ampla mobilização e diálogo, a Diretoria do CEFET – Campus Nova Gameleira autorizou a afixação da faixa na unidade. Já a diretoria do Campus Timóteo não respondeu à solicitação em tempo hábil, impedindo que a afixação da faixa fosse realizada a tempo da manifestação.

A comunidade do CEFET-MG denuncia que a decisão promoveu um ato de cerceamento de sua liberdade de manifestação política. Destaca-se que se tratava de uma manifestação pacífica, justa e necessária para trazer à tona a revolta contra o retorno do Brasil ao mapa da fome. E a discussão se tornava ainda mais pertinente, em meio ao debate do bicentenário da dita “independência” do Brasil. Além disso, é preciso chamar a atenção para o crescimento das tentativas de silenciar movimentos sociais e políticos. Por essas e por outras, a população não deve retroceder e nem se calar!

A professora Analise de Jesus da Silva, vice-presidenta do APUBHUFMG+, representou o sindicato na manifestação. A ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e dos servidores públicos’, publicada pelo FONASEFE, foi lida a várias vozes | Fotos: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

Em resposta ao ocorrido, a comunidade do CEFET-MG organizou um protesto no início da tarde da última quarta-feira (14/09), na portaria do CEFET-Campus Nova Suíça, da Av. Amazonas.. Na ocasião, foi lida publicamente a ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e dos servidores públicos’, publicada pelo FONASEFE. A leitura foi realizada a várias vozes, com a participação da vice-presidenta do APUBHUFMG+ e das demais entidades presentes. Cabe registrar, ainda, que esta manifestação seria realizada, a princípio, no hall desta Unidade. Porém a diretoria do Campus não permitiu.

A professora Analise de Jesus da Silva, vice-presidenta do APUBHUFMG+, representou o sindicato na manifestação. O ato foi convocado pelo SINDCEFET-MG, contando com a participação de estudantes e representantes do SINDIFES, SIND-Rede-BH e SINPRO-MG, entre outras entidades do setor da educação.

Não nos calarão! Lutar sempre! Fora governo Bolsonaro!

 

Com informações do SINDCEFET-MG.

 

SAIBA MAIS: FONASEFE: Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Serviço, das Servidoras e Servidores Públicos