Acontece no APUBH

Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral entregou carta-denúncia ao presidente do Senado

Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral entregou carta-denúncia ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco | Foto: Roberto Stuckert.

A Democracia está em risco no Brasil. O governo Bolsonaro investe contra o Sistema Eleitoral e o Poder Judiciário, em um nítido ataque golpista às instituições democráticas do país. Em resposta a produção deste cenário que se pretende caótico, um coletivo formado por mais de 200 entidades, incluindo o APUBHUFMG+, movimentos sindicais, sociais e juristas, uniu forças para criar a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.

Nesta semana, a Coalização protagonizou uma jornada de lutas em Brasília (DF), com o intuito de pressionar os parlamentares a se posicionarem e agirem contra o golpismo programado do governo Bolsonaro. A jornada incluiu a realização de Ato em Defesa das Eleições e contra a violência política, no Senado, e a entrega de uma carta denúncia ao presidente da casa, Senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG). O APUBHUFMG+ marcou presença, sendo representado pela professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do Sindicato.

O APUBHUFMG+ marcou presença na mobilização no Senado, sendo representado pela professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do Sindicato | Foto: Roberto Stuckert.

As entidades também se comprometeram, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defender o sistema eleitoral contra o golpismo do governo Bolsonaro. O compromisso foi firmado no evento que reuniu representantes de entidades com reponsabilidade para fiscalizar o processo eleitoral em 2022, promovido pelo TSE na última segunda-feira (1º/08), na sede da Corte. E na segunda-feira da próxima semana (08/08), a Coalizão se reunirá com o presidente do TSE, o ministro Edson Fachin.

Ato em Defesa das Eleições e contra a violência política

Além das ameaças à Democracia, o país também acompanha um aumento assustador de agressões com motivações políticas. O país continua estarrecido com o assassinato do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda. O tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu foi morto a tiros pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, um bolsonarista declarado. Nesta semana, foram registradas ameaças contra Duda Salabert, vereadora de Belo Horizonte pelo PDT, e Manuela D’Ávila, dirigente nacional do PCdoB. Sendo estes apenas alguns dos vários exemplos de violência política registrada em todo o país.

Para marcar o enfrentamento e indignação frente a esta realidade, na última terça-feira (02/08), representantes das entidades que compõem a Coalizão promoveram o Ato em Defesa das Eleições e contra a violência política, no Senado Federal. O ato público foi transmitido ao vivo. Assista através do link a seguir: https://fb.watch/eGea4Gknu3/

Na ocasião, foi lida a carta em defesa do sistema eleitoral, elaborada pelos membros da coalização. O documento, assinado pelo APUBHUFMG+ e por mais de 50 entidades, registra a indignação para com o governo Bolsonaro, que atua “de forma exatamente oposta a seus deveres jurídicos e institucionais, atacando de forma periódica, reiterada e sistemática o sistema eleitoral brasileiro, dirigindo-lhe críticas infundadas, dúvidas e afirmações desprovidas de respaldo técnico e racional”. Leia o documento na íntegra: [link para a carta].

Carta denuncia a “aventura golpista” do governo Bolsonaro

Já no dia seguinte (03/08), a Coalizão efetuou a entrega da carta em defesa do sistema eleitoral ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG). “Como tenho repetido em minhas falas, eu tenho plena confiança no processo eleitoral brasileiro, na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas”, afirmou o senador, em plenária da casa. E completou: “No dia 1º de janeiro de 2023, aqui estaremos, no Congresso Nacional, a dar posse ao presidente da República eleito pelas urnas eletrônicas do nosso país, seja qual for o eleito”.

“É isenta de dúvidas a forma como o Brasil vem, ao longo de décadas, aprimorando e fazendo evoluir seu sistema de votação e de apuração de votos. Esse sistema que, em todas as eleições realizadas, entregou seus resultados dentro da mais ampla transparência e lisura, foi, inclusive, o sistema que permitiu que o atual presidente assumisse seu cargo e fosse diplomado”. Em outro trecho, as entidades signatárias afirmam que “não aceitamos a condição de reféns de chantagens e ameaças de ruptura institucional, após pouco mais de três décadas em que a normalidade democrática foi restabelecida em nosso país, com o custo de muitas vidas, sofrimentos, privações e lutas”, aponta a carta entregue ao presidente do Senado.

Repercussão na mídia

A denúncia teve ampla repercussão nos veículos de imprensa de todo o país. Confira os links para as matérias, a seguir.

Rede Brasil Atual: Pacheco recebe movimentos e defende processo eleitoral: posse em 1º de janeiro ‘seja qual for o eleito’

Brasil de Fato: Pacheco recebe movimentos, defende pleito e posse em 1º de janeiro “seja qual for o resultado”

G1 / Rede Globo: Grupo de juristas, economistas e sindicatos entrega a Pacheco carta com repúdio a ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Estado de Minas: Pacheco recebe carta em defesa do processo eleitoral brasileiro

O Tempo: Em carta, entidades pedem que Pacheco ‘reaja’ a ataques de Bolsonaro

Gazeta do Povo: Grupo de juristas e movimentos sociais entrega a Pacheco carta de repúdio a críticas de Bolsonaro ao sistema eleitoral

CUT: Organizações entregam carta em defesa das eleições a Rodrigo Pacheco

 

Créditos das fotos: Roberto Stuckert e Maria Rosaria Barbato.