Acontece na APUBH

Chamada: Edital 2019 – Ações Coletivas e Movimentos Sociais APUBH

A Diretoria de Ações Coletivas e Movimentos Sociais do APUBH faz saber que se encontram abertas as inscrições para concorrer à Apresentação de Propostas de Projetos para Ações de Extensão desenvolvidas sob a coordenação de docentes da UFMG e do Campus Alto Paraopeba da UFSJ

  1.  OBJETIVOS:

Estimular o diálogo entre docentes filiados ao APUBH e a sociedade, na perspectiva de divulgar, de forma simples, para a população, o trabalho de extensão desenvolvido sob sua coordenação no âmbito da UFMG e do Campus Alto Paraopeba da UFSJ .

Demonstrar à população a relevância político-social do investimento público  em pesquisa, ciência, tecnologia, ensino e, em especial, na extensão na Universidade mediante ações incentivadas pelo Sindicato.

  1. JUSTIFICATIVA

O APUBH percebe que a atual dinâmica do trabalho docente reserva para a Extensão um lugar ainda secundário na academia, em função do produtivismo pouco saudável, o que dificulta a possibilidade de divulgar os resultados dos trabalhos de viés extensionista à população.

Sabemos que estão em curso diversas iniciativas de ciência voltadas a novas descobertas e avaliamos que estas devem se aproximar de amplas parcelas da população, para auxiliar na superação do distanciamento resultante de posturas eventualmente pouco compartilhadoras por parte da academia e pouco abertas por parte à população em geral.

Pretendemos divulgar amplamente nossa atividade acadêmica, tendo como tônica o tripé indissociável Ensino, Extensão e  Pesquisa buscando desanuviar a percepção da função social da Universidade junto à sociedade parceira e àquela que ainda não aderiu.

Tal parceria junto a Ações Coletivas e Movimentos Sociais constrói-se na perspectiva do fortalecimento da Democracia, da Ciência e Tecnologia, da Educação Pública e da Universidade democrática, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social e emancipatória como direito e que se contrapõe a todas as formas de preconceito.

  1. DAS PROPOSTAS

3. 1. O projeto pode ser submetido por profissionais docentes da UFMG e do Campus Alto Paraopeba da UFSJ, aposentados e ativos, filiados ao APUBH.

3.1.1. É proibida a inscrição de qualquer funcionário ou  membros da direção do APUBH (de qualquer diretoria e/ou cargo).

3.2. Serão aceitas propostas em todos os campos do conhecimento. Serão valorizadas propostas transdisciplinares que lidam com novas tecnologias sociais, que combinem o conhecimento acadêmico com a participação ativa dos sujeitos da Comunidade envolvidos.

3.3. As propostas podem ser baseadas nas mais diversas estratégias de divulgação de produtos de projetos de extensão por meio de distintos suportes e meios de comunicação (como, por exemplo, sites, redes sociais, eventos de rua, palestras, performances e cursos) e podem ser destinadas a qualquer segmento da sociedade e de qualquer faixa etária.

3.4. Só poderá ser submetida uma proposta por proponente.

3.4.1. A submissão da proposta deve ser feita exclusivamente por e-mail. O arquivo em formato pdf deve ser enviado para (apubh@apubh.org.br) até às 23h59 do dia 20 de setembro de 2019, quando se encerram as inscrições.

3.5. O valor máximo de cada proposta é de 5 mil reais para custeio, mais um semestre de bolsa equivalente à bolsa de iniciação científica para graduação (6 meses a R$ 400,00 totalizando R$ 2.400,00). O total que poderá ser concedido por projeto, portanto, será de R$ 7.400,00.

3.6. Serão aprovadas, no máximo, 5 (cinco) propostas.

3.7. A Comissão instituída nos termos do item 5.1 definirá, a seu critério exclusivo, o montante que será concedido a cada projeto classificado, considerando o valor total máximo descrito no item 3.5 e o preenchimento dos critérios previstos neste edital

3.8. Submissões que não atendam os requisitos ou ultrapassem o valor indicado neste Edital ou que não especifiquem adequada e detalhadamente o orçamento serão

3.9. Os projetos deverão ser executados no prazo de 6 (seis) meses após a data de liberação dos recursos. Em casos justificados, a Diretoria Geral do APUBH poderá autorizar a extensão do prazo de execução sem recursos Verificada a impossibilidade de prorrogação do prazo, os valores custeados anteriormente deverão ser devolvidos.

3.10. Os produtos obtidos como resultados dos projetos de extensão apoiados por este Edital devem ser um recurso aberto, disponibilizado de maneira gratuita, como copyleft (quando pertinente), sendo amplamente divulgado.

3.11. O apoio do APUBH deve ser reconhecido em todos os materiais

 

  1. ITENS FINANCIÁVEIS E RECURSOS DISPONIBILIZADOS

 

4.1. São itens financiáveis por este edital: Transporte (passagens, combustível), Diárias, Materiais segundo a PORTARIA Nº 448, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002, do MINISTÉRIO DA FAZENDA – SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, publicada no DOU de 9.2002.

4.2. Os materiais citados anteriormente e que não forem utilizados devem ser destinados ao final do projeto à continuidade de outros trabalhos de extensão, sendo que o termo final de doação deve ser aprovado pela Diretoria Geral do APUBH.

4.3. O pagamento do bolsista será feito diretamente pela tesouraria do APUBH.

4.4. O total máximo de recursos destinados a esse edital é de R$ 37.000,00.

4.5. A equipe deve apresentar a prestação de contas constando notas fiscais dos materiais adquiridos e serviços prestados, passagens e recibos de diárias, nos prazos e condições estabelecidos no contrato a ser firmado.

 

  1. ANÁLISE E JULGAMENTO

 

5.1. As propostas serão analisadas segundo os critérios a seguir e classificadas por comissão instituída pela Diretoria Geral do APUBH. Para a classificação das propostas e concessão dos recursos serão levados em conta:

 

5.2. Impacto social da proposta, se preenche lacunas importantes de conhecimento ou se beneficia setores da sociedade à margem de atividades acadêmicas e econômicas;

5.2.1. Sua exequibilidade, levando em conta o cronograma proposto, a equipe arrolada para a execução e os recursos solicitados;

5.2.2. Caráter inovador da proposta, incluindo a transdisciplinaridade e intersetorialidade;

5.2.3. O potencial impacto na opinião pública, no sentido de valorizar e defender uma universidade pública, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social e emancipatória como direito e que se contrapõe a todas as formas de de preconceito.

 

5.3. A comissão julgadora será composta por três docentes, um Técnico Administrativo e um estudante da UFMG.

5.3.1 Os docentes serão designados pela Diretoria Geral do APUBH, levando  em conta a composição da Diretoria Geral, evitando eventuais  conflitos de interesse entre os inscritos e a comissão.

5.3.2. O Técnico Administrativo será designado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), evitando eventuais conflitos de interesse entre os inscritos e a comissão.

5.3.3. O estudante será designado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), evitando eventuais conflitos de interesse entre os inscritos e a comissão.

 

  1. DO PROJETO

 

6.1. O projeto deve, obrigatoriamente, constar de uma introdução que apresente a fundamentação da proposta; os objetivos a serem perseguidos; os materiais a serem utilizados; o percurso metodológico a ser trilhado; o resultado do projeto; a Equipe Executora; um cronograma de execução e um orçamento aproximado que não ultrapasse o previsto no 3.5 deste Edital. Os projetos deverão mencionar também como o proponente espera alcançar os critérios previstos no item 5.2 a serem avaliados pelo APUBH para a concessão dos recursos.

 

  1. CASOS OMISSOS E DIVULGAÇÃO DOS  RESULTADOS.

7.1. Casos omissos a esse edital serão resolvidos pela direção do APUBH.

 

7.2. Os resultados serão divulgados no sítio eletrônico da associação (http://apubh.org.br/).

 

7.3. É prevista a interposição de recurso em até sete dias úteis depois da divulgação dos resultados.

 

7.4. Os resultados finais serão apresentados em Seminário Específico organizado pela Diretoria Setorial de  Ações Coletivas e Movimentos Sociais do Sindicato de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH).

 

8.   CRONOGRAMA

 

Etapas  

 

Datas

Publicação do Edital 30 de agosto de 2019
Encerramento do envio das propostas 20 de setembro de 2019
Divulgação das propostas aprovadas no site do APUBH 25 de setembro de 2019
Envio de recursos 02 de outubro de 2019
Resultado final 09 de outubro de 2019
Assinatura dos contratos 11 de outubro
Prazo para execução dos projetos 6 meses após a liberação dos recursos.

  

Atenciosamente,

 

Diretoria de Ações Coletivas e Movimentos Sociais do Sindicato de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH)