Acontece no APUBH

 Carta às Brasileiras e aos Brasileiros será lida em Belo Horizonte

Na próxima quinta-feira, 11 de agosto, o país será tomado por manifestações em defesa da democracia, das urnas eletrônicas e por eleições livres em uma reação coletiva contra os recentes ataques do atual presidente ao TSE e à democracia.  Um dos atos mais emblemáticos será o do lançamento e leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!, organizada pela Universidade de São Paulo (USP) e que rememora o ato ocorrido há 45 anos no Largo de São Francisco, no qual foi lida a Carta aos Brasileiros. “Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos cursos jurídicos no país, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte”, diz um trecho da carta atual.

Até o momento, o documento teve grande repercussão junto a um amplo espectro dos movimentos políticos e sociais, bem como assinatura de personalidades da cultura, da política e mesmo de 12 ex-ministros do Supremo Tribunal Federal em várias cidades do país, já foi assinada por mais de 760 mil pessoas.  O ato que será realizado na USP deu origem à movimentos em vários estados como: Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará e São Paulo.

Em  Belo Horizonte, às 11h, a carta será lida na Faculdade de Direito da UFMG pela decana da Faculdade, professora Mizabel de Abreu Machado Derzi. Em seguida, haverá leitura da Nota Pública da Faculdade de Direito da UFMG em defesa do sistema eleitoral, do TSE e da democracia. O documento será lido pela diretora em exercício da Faculdade de Direito, professora Mônica Sette Lopes.

Já às 17 horas, sindicatos, associações, servidores públicos federais, municipais e estaduais, estudantes, movimentos sociais e a sociedade civis participarão de um grande ato público. A concentração será na Praça Afonso Arinos, seguida de passeata pelo centro da cidade.

Após o ato de rua, a partir das 19h, o APUBH, o  Observatório das Eleições e da Democracia, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia ABJD/MG e o Sindicato dos Jornalistas/ SJPMG promovem uma leitura pública pelos movimentos sociais da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400. Diversas entidades confirmaram participação na atividade:  Associação Juízes pela Democracia – AJD, MPTransforma, Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino –  SINDIFES,  Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD/MG, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC/ MG, Associação Metropolitana dos estudantes secundarista-BH (AMES-BH), União Colegial de Minas Gerais (UCMG) Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE IFMG; SINDADOS, União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES), Sindicato dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – SINDCEFET-MG, Diretório Central dos Estudantes – UFMG, Sindicato dos Professores de Minas Gerais- SINPRO MG, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil- CTB, União Nacional dos Estudantes – UNE, União Estadual dos Estudantes (UEE), Diretório Acadêmico Idalísio Aranha – DA FAFICH UFMG, Associação dos Pós-Graduandos da UFMG – APG UFMG,  Diretório Central dos Estudantes – UEMG, ADPUC – PUC MINAS, Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais – Sindados-MG, Coletivo Transforma MP, Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimento de Ensino – Contee, Rede Emancipa, Coletivo Juntos, Associação dos Docentes da PUC Minas (ADPUC Minas),  Regional Leste do Andes Sindicato Nacional, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – SIND UTE, Central Única dos Trabalhadores – CUT -MG, Grêmio Coltec/UFMG, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz, União de Negras e Negros Pela Igualdade – Unegro, Democracia Feminista e Antirracista – Partida, NESP – Núcleo de Estudos Sociopolíticos PUC Minas, Movimento dos Atingidos por Barragem, Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia – AP – APD, Comissão Pastoral da Terra- CPT, Sindicato dos Advogados de Minas Gerais (SINAD-MG), Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – Minas Gerais (CONIC/MG), Associação dos Técnicos de Nível Superior da UFMG (ATENS/UFMG).

Somos todes convocades a participar dos atos e defender a democracia do nosso país. É hora de ecoar o grito de Fora Governo Bolsonaro! e lutar por um país mais justo e democrático.