Acontece na APUBH

Campanha “A UFMG é Sua!”

A história nos mostra que a produção de conhecimentos em Educação, Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia é essencial para o futuro de qualquer país. No entanto, desde o início de 2019, vivemos tempos sombrios no Brasil, pois o governo federal tem ameaçado a sobrevivência dos Institutos e Universidades Federais.

Ao longo deste ano, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra os cortes na Educação e contra os ataques às Universidades Públicas, mas há muita gente que ainda não (re)conhece a importância dessas instituições para o Brasil e sua população.

Para ampliar o número de pessoas mobilizadas na defesa da Educação, Ciência e Tecnologia, nós criamos a campanha “UFMG é Sua!”cujo público-alvo são os setores da população com poucas informações sobre os Institutos e Universidades Federais (IFES).

Para iniciar a campanha, nós nos dedicamos à produção de vídeos curtos nos quais pessoas externas à comunidade universitária foram convidadas a falar sobre a importância da UFMG para suas vidas.

A ideia agora é ampliar o acervo de depoimentos com a voz de quem trabalha ou estuda na UFMG.Nesse caso, nossa intenção é alertar a população sobre atividades importantes que já foram ou serão interrompidas com os cortes.

A partir da semana que vem um novo vídeo será publicado todas as terças e quintas-feiras.O primeiro vídeo da campanha foi divulgado na tarde de hoje, 06/09/2109, no Hotsite https://apubh.org.br/a-ufmg-e-sua e nas redes sociais do sindicato: Facebook e Instagram.

O Hotsite foi criado não apenas para divulgar os conteúdos da campanha, mas também para ser uma ferramenta colaborativa por meio da qual qualquer pessoa que quiser defender a UFMG e as Universidades Públicas poderá nos enviar vídeos ou depoimentos escritos.

Além do envio de materiais por meio do Hotsite, também é possível agendar a gravação de vídeos com a equipe de comunicação do APUBH. Nesse caso, é necessário enviar uma sugestão de dia e horário para gravação por meio do endereço de e-mail comunicacao@apubh.org.br ou do Whatsapp (31)984521713

Já começamos a trabalhar também na produção de materiais destinados ao rádio e à mídia impressa. Em boa parte, os materiais produzidos para essas mídias será composto pela retextualização de depoimentos capturados em vídeo.

A luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva é importante para todos os brasileiros!