Acontece no APUBH

Aumenta taxa de transmissão do COVID 19 em MG

Avanço da flexibilização em Belo Horizonte é colocado em dúvida

Ontem, 31 de maio, o estado de Minas Gerais registrou o total de 10. 416 casos confirmados de COVID 19 e 271 óbitos. No Brasil, a somatória de casos foi de 514. 849 e 29. 314 óbitos.  Esses dados foram divulgados hoje (01/06) no Boletim Matinal – COVID 19 publicado pela Faculdade de Medicina da UFMG desde o início da pandemia.  A velocidade do aumento de casos reforça o alerta para a importância da manutenção das medidas de distanciamento e isolamento social.

Na capital mineira, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19 optou por não expandir a fase 1 de flexibilização do comércio iniciada na última segunda-feira, 25/05. De acordo com o médico infectologista e professor da UFMG, Unaí Tupinambás, houve um aumento da taxa de transmissão na capital e um crescimento ainda maior no interior. “Nosso sistema de saúde-SUS- ainda não está sob pressão destes casos. Optamos em não expandir a fase 1 de flexibilização baseado nestes fatos. O reflexo desta flexibilização vai aparecer final desta semana (tempo de incubação e a procura por cuidados em média é 14 dias). “Assim vamos avaliar se voltamos à fase 0, mantemos ou avançamos no final desta semana”, explicou.

Unaí ainda ressalta os dados que mostram que a flexibilização aumentou em 5% o número de usuários de transporte coletivo em BH, implicando em um aumento na circulação de pessoas nas ruas.  De acordo com o infectologista, o ideal é que a taxa de isolamento fique acima de 60%, mas esse nível foi atingido apenas no início do isolamento.  Atualmente, os índices estão na faixa de 48 a 50%. Daí, a necessidade de se manter os cuidados para redução dos casos de contaminação e óbitos em decorrência do COVID 19.

Boletim Matinal – COVID 19

Elaborado por estudantes do curso de Medicina sob a supervisão de professores, a publicação destaca notícias sobre a pandemia (números estatísticos e ações para prevenção, tratamento e combate ao novo coronavírus) da Secretária Estadual de Saúde de MG, do Ministério da Saúde, da UFMG, do Brasil e do Mundo.

O Boletim destaca ainda a participação ativa dos estudantes da Faculdade de Medicina nas barreiras sanitárias da Secretária Municipal de Saúde, atuando inclusive no monitoramento via telefone de casos suspeitos.

Acesse o boletim: Twitter (@ufmgboletimcov2), Instagram (@ufmgboletimcovid), Telegram (t.me/ufmgboletimcovid), Facebook (Páginaufmgboletimcovid), Google Groups (https://bit.ly/UFMGBoletimCovid). A partir dessa data, o APUBH disponibilizará o Boletim na página da Campanha Coronavírus se combate com o SUS: https://apubh.org.br/corona-se-combate-com-sus/