Acontece no APUBH, Notícias

Audiência pública na UFMG discute STOCK CAR na Pampulha

APUBH participou, na Praça de Serviços da UFMG, de audiência pública para discutir os impactos do empreendimento Stock Car na Pampulha e na universidade. Foto: Acervo APUBHUFMG+.

Nesta terça, 09 de abril, o APUBH participou, na Praça de Serviços da UFMG, de audiência pública para discutir os impactos do empreendimento Stock Car na Pampulha e na universidade. Convocada pela vereadora Iza Lourença e promovida pelo DCE UFMG, CAs, DAs, Grêmios, atividade reuniu dezenas de estudantes, técnicos e docentes da UFMG.

Representando o sindicato, a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+ destacou a importância da audiência e a necessidade de a população tomar conhecimento dos problemas que podem ser causados para a vida das pessoas e para o meio ambiente, caso a realização de corridas de Stock Car em Belo Horizonte, de fato, se concretize.

A primeira corrida Stock Car em Belo Horizonte está prevista para iniciar entre os dias 15 e 18 de agosto no entorno do Estádio Mineirão, com treinos e provas previstos para acontecer até dezembro. No dia 08 de abril, começou a venda de ingressos para alguns setores da corrida. Na programação estão previstos também os treinos e com eles a agressão direta a nossa saúde em decorrência dos decibéis acima do permitido pela legislação municipal.

E o início da venda dos ingressos é um claro sinal de que a PBH e os organizadores do empreendimento têm a firme convicção de que a corrida será realizada, a despeito dos protestos dos moradores dos bairros do entorno do estádio, da comunidade universitária da UFMG, de políticos, movimentos sociais e ambientalistas, além de órgãos de proteção ambiental, bem como ignoram os efeitos nefastos para os animais do hospital veterinário, do biotério do ICB, da estação ecológica, como também a derrubada de árvores e os transtornos à vida acadêmica, ao trânsito local, aos moradores e trabalhadores do entorno do estádio.

Barbato lembrou ainda que, desde o início dos cortes de árvores, em 28 de março, o APUBH esteve presente nas mobilizações, cerrando fileiras com entidades ambientais e com membros da comunidade acadêmica. O sindicato participou de manifestações em frente à Escola de Veterinária da universidade e também apoiou, por meio da doação de alimentos e água, estudantes e ambientalistas que permaneceram em vigília no local.

Para além disso, o sindicato promoveu, junto à categoria docente da universidade, um abaixo-assinado contra a realização de corridas de Stock Car nos arredores do Campus Pampulha, que contou com a adesão de mais de 800 pessoas.  E, no sábado, 06 de abril, o APUBHUFMG+ participou junto ao “Movimento em defesa da Pampulha”, com o SINDIFES, lideranças políticas e várias entidades em defesa do meio ambiente, do ato “Abraço ao Mineirão”, em defesa da Pampulha, da UFMG e da cidade de Belo Horizonte.  E no dia 11 de abril, o sindicato apoiou o ato público contra a stock car, promovido pelo DCE UFMG, CAs, DAs, Grêmios, na portaria da UFMG, na Avenida Antônio Carlos.

E não é difícil entender porque não querem a participação popular nessa decisão. Afinal, o povo não vai ficar calado diante dos impactos negativos que podem ser causados por esse empreendimento.

Outro ponto discutido foi o fato de que os empresários por trás do empreendimento da Stock Car têm falado em compensação. Só que não há compensação, e os problemas já estão saltando aos nossos olhos. Ainda mais neste momento em que, no Brasil e em todo mundo, tanto se discute o impacto das mudanças climáticas e da crise ambiental. Stock Car na Pampulha, não! Chega de ataques ao meio ambiente!