Acontece no APUBH, Notícias

Atos em defesa da soberania nacional aumentam em todo o país

Em reação ao tarifaço imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump e à intimidação do judiciário brasileiro, vários atos e manifestações em defesa da soberania vêm acontecendo pelo país. O dia 25 de julho foi o grande marco das manifestações, com o ato organizado pela Faculdade de Direito da USP e o lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional. O documento já conta com a 19.916 adesões entre pessoas físicas, entidades, associações, organizações da sociedade civil e universidades.  Ainda é possível assinar a carta, basta acessar o site: https://www.soberanianacional.com.br/ 

No dia 31 de julho, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu o Ato em Defesa da Soberania Nacional e das Instituições Republicanas. Na ocasião, o(a)s servidore(a)s docentes e técnico-administrativos e estudantes da instituição leram a Carta da Praça Adolfo Cirne em Defesa da Soberania Nacional. O documento reafirma os princípios constitucionais e democráticos do país e rechaça qualquer tentativa de interferência em seus poderes, especialmente, o judiciário.  “Nesse sentido, nós que subscrevemos esta Carta da Praça Adolfo Cirne, rechaçamos qualquer interferência estrangeira em nossas questões internas, ataques de governos estrangeiros contra nossa institucionalidade constitucional, em especial, nesse grave momento pelo qual passamos, contra a independência do poder judiciário”, diz um trecho da carta. 

O 1º de agosto foi definido pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, diversas Centrais sindicais e Movimentos Populares, como o Dia Nacional de Luta em Defesa da Soberania Nacional, contra o Tarifaço de Trump-Bolsonaro e pelo veto integral da presidência ao PL da Devastação. Em todo o país, os atos reuniram milhares de pessoas que protestaram contra as investidas do governo norte-americano sobre o país. Confira aqui a cobertura do APUBH sobre o ato em BH. 

A exemplo da USP e da UFPE, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizou ato em defesa da soberania nacional no dia 06/08.  A atividade contou com a participação da comunidade universitária, associações e sindicatos de servidores, juristas, representantes do governo do estado e entidades da sociedade civil. No ato foi lido também a Carta em Defesa da Soberania Nacional lançada pela USP. 

No dia 12 de agosto, acontece o Ato em Defesa da Soberania Nacional no salão nobre da Universidade Federal do Paraná, às 18h30. A ação está sendo convocada pela Federação Nacional de Estudantes de Direito (FENED), a União Nacional dos Estudantes (UNE), com apoio da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), da  União Paranaense dos Estudantes (UPE.Pr) e de outras entidades.