Acontece no APUBH

Assembleia Geral dos Estudantes da UFMG decide por paralisação dia 18

Aconteceu, dia 10, a Assembleia Geral dos Estudantes da UFMG que teve como pauta a “Mobilização contra o confisco da educação” e as “Eleições 2022: é hora de organizar o vira voto!’.

Diante de uma nova onda de cortes anunciada na última semana, a mobilização estudantil se tornou fundamental para a defesa da Educação. Dessa vez, o governo Bolsonaro bloqueou mais de R$ 1 bilhão na verba que já está escassa. Este valor, se somado ao montante que já havia sido bloqueado somente entre os meses de julho a agosto, apresenta um total de R$ 1,34 bilhão.

Na tarde do dia 7, o ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou vídeo anunciando o desbloqueio de recursos para universidades, institutos federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), porém, a informação não foi confirmada pelo Ministério da Economia, o que demonstra a caráter instável da manutenção desses recursos.

O APUBH esteve presente à Assembleia Geral dos Estudantes, na pessoa da professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do Sindicato, que durante sua fala destacou a importância de permanecermos firmes e ativos nessa luta, para que possamos derrotar o bolsonarismo e sua política de desmonte da educação pública, nas ruas e nas urnas.

Um dos principais encaminhamentos da Assembleia é sobre a paralisação no dia 18 de outubro, com ampla organização de ato de rua, na defesa da Educação e pela revogação de todos os cortes no serviço público!

Acompanhe as redes do APUBH e do DCE UFMG (@ufmgdce) para conhecer e aderir às futuras movimentações!