Acontece no APUBH, Notícias

Assembleia e ato no dia 12/12: APUBHUFMG+ contra o sequestro do orçamento público e pelo cumprimento do acordo de greve dos e das Docentes!

Para a próxima quinta-feira, dia 12/12/2024, o APUBHUFMG+ convoca os e as docentes da UFMG para uma assembleia geral seguida de ato contra o sequestro do orçamento público brasileiro pelo Mercado Financeiro. A assembleia e o ato somam a participação da nossa categoria na agenda nacional de mobilização convocada pelo Andes-SN com o objetivo de “pressionar o governo pelo cumprimento dos termos do acordo de greve, resultado da paralisação realizada por docentes das instituições federais de ensino entre abril e junho deste ano” (https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/setor-das-federais-fara-jornada-de-mobilizacao-para-pressionar-por-cumprimento-do-acordo-de-greve1) .

Uma das preocupações que levou o Setor das Federais do Andes-SN a deliberar pela realização da agenda de mobilização no dia 12/12 foi a “morosidade do governo federal em apresentar projetos de lei que viabilizem, por exemplo, a garantia da recomposição parcial da remuneração da categoria, prevista para janeiro de 2025” (idem). 

O Conselho de Representantes das Unidades da nossa entidade e a Diretoria do Sindicato avaliaram, em reunião realizada no 02/12/2024, que a realização da Assembleia e do Ato, no dia 12/12, será uma forma de ampliar a discussão e mobilizar a categoria para pressionar o governo federal a cumprir os termos do acordo ainda pendentes. 

Confira o edital de convocação da Assembleia Geral seguida do ato neste link: clique aqui. 

O ato que começará no gramado da reitoria será realizado em conjunto com o Sindifes. Nesse local, será expostada uma grande faixa  com o texto “O Mercado Financeiro sequestra os direitos do povo brasileiro” em alusão ao controle que os fundos de investimento têm hoje sobre o Banco Central e sobre o Congresso Nacional, instituições por meio das quais quase metade do orçamento público é destinado para os pagamentos dos juros da dívida interna do governo brasileiro, em detrimento dos investimentos públicos necessários à manutenção de direitos sociais como saúde e educação ou de investimentos necessários ao desenvolvimento econômico do nosso país. 

Na sequência, nós realizaremos uma panfletagem na Praça de Serviços do Campus Pampulha para denunciar o sequestro dos nossos direitos pelo Mercado Financeiro.

Em razão do caráter dessa assembleia geral, a mesma acontecerá no formato 100% presencial e convidamos a todos a estarem presentes nesse momento de luta!