Acontece no APUBH

Assembleia docente da UFMG delibera apoio à candidatura da Federação Brasil da Esperança no segundo turno

Assembleia Geral Extraordinária Presencial e Eletrônica, convocada pelo APUBHUFMG+ para o dia 11 de outubro, no Auditório do COLTEC/UFMG | Foto: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

Assembleia docente da UFMG deliberou, por unanimidade, pelo apoio à candidatura da Federação Brasil da Esperança  no segundo turno das eleições presidenciais. A categoria deliberou, ainda, pela criação de uma comissão, formada por professoras e professores da universidade para definir as ações dos e das docentes no trabalho conjunto com outros movimentos engajados na proposta de defesa da Universidade Pública, da Democracia e contra o projeto ultraneoliberal.

O posicionamento da categoria foi definido em assembleia convocada pelo APUBHUFMG+ para o dia 10/10. Realizada no Auditório do COLTEC/UFMG, a instância deliberativa contou com a leitura de análise de conjuntura, elaborada pela diretoria do sindicato. As deliberações foram tomadas após amplo debate, realizado de forma livre e democráticas pelas professoras e pelos professores presentes, nas modalidades presencial e virtual. Aliado a isso, a assessoria jurídica do sindicato apresentou análise técnica sobre  os aspectos jurídicos da atuação do sindicato para a categoria.

A assembleia de professoras e professores da UFMG aprovou ações em defesa da Universidade Pública, das Ciências e da Democracia | Foto: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

Como vem sendo denunciado, reiteradamente, pelo APUBHUFMG+, as universidades públicas brasileiras estão lutando contra o risco de extinção. Embora o governo federal tenha voltado atrás quanto ao anúncio mais recente de contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação, não houve melhora quanto ao cenário de penúria de verbas imposta pelo próprio governo à pasta. Além do que, o contingenciamento não foi revertido, mas redistribuído em outras áreas. Dessa maneira, direta ou indiretamente, o contingenciamento refletirá no ensino e nas áreas de Ciências, Tecnologia e Inovação, além dos danos impostos à população de um modo geral.

E os cortes na Educação não vêm sozinhos. Jamais esqueceremos as quase 700 mil vítimas da política genocida, implementada pelo governo Bolsonaro na condução da pandemia. O mesmo governo que tem elevado o tom de ataques golpistas ao processo eleitoral e às instituições democráticas, deliberadamente, ataca a Democracia, a Educação, as Ciências, impondo  à população um confisco brutal e permanente em seus direitos constitucionais.

Diante dessa conjuntura, a categoria discutiu e aprovou o apoio à candidatura da Federação Brasil da Esperança, como alternativa necessária para se contrapor ao projeto ultraneoliberal, com viés fascista, que está em curso, atualmente, no país. Afinal, não bastasse o estado de calamidade sanitária, econômica e social em que o governo Bolsonaro afundou o país, e ainda se apresenta à reeleição, para aprofundar o caos que já foi criado.

Bolsonarismo nunca mais!

#ForaGovernoBolsonaro!