Acontece no APUBH

Assembleia docente aprovou prestação de contas e previsão orçamentária da atual gestão do APUBHUFMG+

O APUBHUFMG+ convocou Assembleia Geral Ordinária nesta última quinta-feira (30/03). Em pauta, a apreciação e deliberação dos seguintes pontos: I – Aprovação do Relatório de Atividades da Diretoria Geral do APUBHUFMG+ 2022, no período que abrange as atividades desenvolvidas pelo sindicato e a prestação de contas de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano de 2022; II – aprovação da previsão orçamentária para o ano de 2023.

Promovida de modo híbrido, a modalidade presencial assembleia ocorreu no Auditório Carangola da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH/UFMG. Já a modalidade virtual foi realizada por meio da plataforma Zoom, com a participação de docentes dos Campi de ICA/UFMG e de UFSJ/Ouro Branco, bem como da parcela aposentada da categoria. Na ocasião, a mesa da assembleia foi composta pela presidenta do sindicato, professora Maria Rosaria Barbato, e pela secretária-geral, professora Maria Luiza Grossi  e pela Diretora Financeira, professora Marly Nogueira.

Os dados referentes ao balanço patrimonial, financeiro e orçamentário de 2022 foram expostos à categoria pela diretora de finanças do sindicato, professora Marly Nogueira. Antes da assembleia, contudo, os arquivos da prestação de contas foram encaminhados, por e-mail, para as pessoas filiadas. Cabe ressaltar, inclusive, que o Relatório de Atividades e a Prestação de Contas da gestão anterior do sindicato, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de agosto do ano de 2022, já havia sido exposto, apreciado e aprovado pela categoria, na assembleia extraordinária de docente do dia 29 de setembro do ano passado.

Após a fala da professora Marly, a palavra foi passada para o Conselho Fiscal do APUBHUFMG+, sendo representado por seu presidente, o professor Bernardo Jefferson de Oliveira. Ele apresentou um parecer positivo quanto às informações apresentadas. Do mesmo modo, o Conselho enalteceu o empenho e os resultados atingidos pelo trabalho da atual gestão do sindicato. Salientou-se, ainda, a propriedade com que o processo foi conduzido, por integrantes da diretoria e pelas funcionárias do Setor Financeiro do sindicato. Após as exposições e comentários, a assembleia aprovou, por votação, o relatório de atividades e prestação de contas.

Prosseguindo com a assembleia, a diretora de finanças apresentou a previsão orçamentária da diretoria do sindicato para o ano vigente. Após a exposição, os números foram debatidos pela categoria, recebendo as devidas ponderações. Nesse sentido, a categoria concordou com a proposta da 1ª vice-presidenta do APUBH, Analise da Silva, e aprovou o aumento dos valores destinados às contribuições e patrocínios, que fazem parte da rubrica referente às despesas político-sindicais. Este montante deverá ser destinado, igualmente, a três seguimentos: movimentos sociais, Educação, e outras iniciativas que dialoguem com as bandeiras do sindicato.

Outro ponto alterado na previsão orçamentária para o ano de 2023, diz respeito à incorporação na rubrica despesas excepcionais, da previsão orçamentária de uma possível vinculação à entidade nacional, evidentemente após devidamente discutido, votado e aprovado pela nossa base..

Após a assembleia ter chegado a um acordo sobre as mudanças necessárias, a previsão orçamentária foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. O arquivo atualizado, em consonância com as decisões da categoria, será editado e encaminhado para as pessoas filiadas.