Assembleia deliberou pela necessidade de retorno do APUBH ao ANDES-SN
Em assembleia, as professoras e os professores filiado(a)s ao APUBHUFMG+ aprovaram, por unanimidade, a seguinte deliberação: “a assembleia delibera a necessidade de retorno do APUBH ao ANDES-SN na qualidade de seção sindical e, que, para tanto deve a direção do APUBH dar continuidade às ações de mobilização e convocação de assembleia para deliberar com quórum de 5% de sindicalizados o seu efetivo retorno”. A assembleia deliberou, ainda, que essa assembleia deve ser realizada até 6 meses.
Essas decisões foram tomadas na última quarta-feira, 09/10, em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo APUBHUFMG+. As apreciações e deliberações ocorreram de modo presencial, simultaneamente, no Auditório Prof.ª Dr.ª Graciela Inés Ravetti de Gómez da FALE/UFMG (Campus Pampulha) e no Auditório do Bloco C do ICA/UFMG (Campus Montes Claros).
A princípio, o retorno ao Sindicato Nacional seria votado já nesta assembleia, assim como as mudanças estatutárias, conforme previsto no edital de convocação. Contudo a votação não pôde ser realizada, devido à falta de quórum qualificado.
A Diretoria do APUBHUFMG+ vem atuando ativamente para envolver toda a categoria docente da universidade nesse debate. Nesse sentido, entre os dias 8 de julho e 7 de outubro, foram percorridas 22 unidades acadêmicas da UFMG, promovendo uma série de reuniões híbridas (virtuais e presenciais) sobre o tema.
O APUBHUFMG+ convida toda a categoria docente da UFMG a continuar construindo a discussão sobre o retorno do nosso sindicato ao ANDES-SN. Devemos sempre reforçar que é fundamental que nós, professores e professoras da UFMG, possamos contribuir com voz, mas também com voto, na luta em defesa dos direitos da categoria e na definição dos rumos da política educacional do país.