Assembleia aprovou Relatório de Atividades e Prestação de Contas do APUBHUFMG+

Assembleia Geral Extraordinária Presencial e Eletrônica do APUBHUFMG+, no dia 27 de setembro de 2022 | Foto: Anderson Fabiano / APUBHUFMG+.

O APUBHUFMG+ convocou Assembleia Geral Extraordinária para a manhã da última terça-feira (27/09). A pauta incluía a apreciação e aprovação do Relatório de Atividades e a Prestação de Contas da Diretoria Geral do APUBHUFMG+ 2022, no período de 01 de janeiro a 31 de agosto do ano de 2022. O documento foi disponibilizado para as filiadas e os filiados, por meio de envio por e-mail.

A assembleia ocorreu de modo híbrido, contando com a modalidade presencial, realizada no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação – FaE/UFMG. Já a modalidade virtual ocorreu através da Plataforma Zoom, em que participaram docentes dos Campi de ICA/UFMG e de UFSJ/Ouro Branco, bem como professoras e professores aposentados. Na ocasião, a mesa da assembleia foi composta pelas professoras Maria Rosaria Barbato e Maria Luiza Grossi, presidenta e secretária-geral do sindicato, respectivamente. E também pelo professor Eliezer de Sousa Costa e pela professora Marly Nogueira, diretor e vice-diretora de finanças do APUBHUFMG+, respectivamente.

A apresentação do Relatório de Atividades e de Prestação de Contas do APUBHUFMG+, referente ao período de janeiro a agosto de 2022, foi realizada pelo diretor de finanças do sindicato, professor Eliezer de Sousa Costa. Na sequência, foi apresentada a ata  do Conselho Fiscal do APUBHUFMG+, em que foi apreciado o relatório das contas do sindicato. De acordo com o documento, lido pelo professor Sebastião José Nascimento de Pádua, presidente do Conselho, o relatório recebeu parecer positivo. Além disso, o Conselho ressaltou a qualidade e compromisso da atual gestão do sindicato, bem como das funcionárias do Setor Financeiro envolvidas no processo.

Após as exposições e comentários, o relatório de atividades e prestação de contas foi colocada em votação e aprovada, sem manifestações contrárias.

Informes

Abrindo o momento de informes da assembleia, a professora Analise de Jesus da Silva, vice-presidenta do APUBHUFMG+, convidou a categoria a participar da construção do calendário de mesa do sindicato, que será entregue junto com a agenda de 2023. A proposta é que a agenda contribua a divulgação de pesquisas acadêmicas, que tenham interação ou interface com questões sociais, políticas, econômicas e/ou ambientais.

Docentes com interesse em contribuir devem indicar uma pesquisa que tenha coordenado e/ou participado recentemente ou que estejam em curso, e que tenha sua relevância considerada. Serão aceitas indicações em qualquer área do conhecimento, desenvolvidas por docentes ativos ou aposentados da UFMG e da UFSJ (Campus Paraopeba). As pesquisas escolhidas por comissão interna do sindicato ilustrarão o calendário de mesa 2023. Para participar, acesse o link: https://forms.gle/CPQRakWKP2jGDefW9

A vice-presidenta do APUBHUFMG+ informou, ainda, sobre a realização da quarta edição da Semana Negra do APUBHUFMG+, a ser realizada entre os dias 16 e 19 de novembro deste ano. A programação completa será divulgada em breve. A professora Analise convidou as professoras e professores da universidade, que tiverem interesse e condições de contribuir com as discussões, a se juntarem à construção coletiva do evento. Entre em contato através do e-mail do sindicato: apubh@apubh.org.br

Prosseguindo com os informes, a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, chamou a atenção para a proximidade das eleições, que ocorrerão no próximo domingo (02/10). Nesse sentido, a professora fez um informe à categoria sobre o trabalho realizado pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, formada por mais de 200 entidades, incluindo o APUBHUFMG+, centrais sindicais e sindicatos, movimentos sociais e juristas. A iniciativa tem realizado um conjunto de ações no sentido de garantir o pleno exercício da Democracia.

A presidenta do APUBHUFMG+ lembrou que as centrais sindicais, das quais a maioria integra a Coalizão, marcaram reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para discutir questões de segurança referentes às eleições do dia 02/10. Na ocasião, será entregue carta ao ministro, em que são formalizadas as preocupações das entidades em relação ao pleito, especialmente com a integridade física das eleitoras e dos eleitores, assim como das servidoras, dos servidores e voluntários que atuarão nas eleições. Nesse sentido, solicita-se que a Corte decrete a suspensão dos portes de armas e o fechamento de clubes de tiro, nos dois dias anteriores e posteriores às eleições, entre outras medidas de segurança.