Acontece no APUBH, Notícias

APUBHUFMG+ se reuniu com professores ingressantes, substitutos, visitantes, voluntários e estrangeiros

O professor Marco Antônio Sousa Alves, integrante da Diretoria de Articulações e Mobilizações Políticas do APUBHUFMG+, conduziu o encontro | Foto: APUBHUFMG+.

O APUBHUFMG+ continua a promover ações junto à sua base. Assim, o sindicato realizou em sua sede, na última sexta-feira (1º/12), o Encontro com Professore(a)s Ingressantes, Substituto(a)s, Visitantes, Voluntário(a)s e Estrangeiro(a)s filiado(a)s e não filiado(a)s. Essa foi uma oportunidade para conhecer e aprofundar as questões específicas desses segmentos da categoria, assim como oferecer acesso a informações importantes a este segmento da categoria.

Para sanar as principais dúvidas do(a)s Professore(a)s Ingressantes, Substituto(a)s, Visitantes, Voluntário(a)s e Estrangeiro(a)s filiado(a)s e não filiado(a)s da universidade, assim como saber como o sindicato pode contribuir no enfrentamento às suas questões, o encontro contou com três exposições. Assim, tivemos a exposição de Luciana Fiúza, da Gestão de Operação e Informações da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, e das advogadas Flavia Mesquita e Laura Xavier, que fazem parte da assessoria jurídica do APUBHUFMG+. O registro em vídeo das palestras está disponível em nosso canal no YouTube. Confira: https://bit.ly/4a7UFyT

Abrindo as participações do evento, tivemos a palestra da representante do DRI/UFMG. Em sua fala, ela apresentou a diretoria da DRI/UFMG, apresentando a sua área de atuação e estrutura interna. Luciana Fiúza também realizou a apresentação institucional da universidade. A representante do DRI comentou informações da UFMG, como parcerias com instituições de outros país e a relevância internacional da universidade, atestada em diferentes rankings. Além disso, a convidada abordou dados internos, como dimensões físicas e números de pessoas trabalhando e estudando em suas dependências.

Confira o registro da palestra no canal do APUBHUFMG+ no YouTube: https://youtu.be/96mEpDTI6gQ

Acesse os slides da apresentação: 01-12-2023 – DRI-UFMG

Prosseguindo com o encontro, a palavra foi passada para Flávia Mesquita, advogada da Assessoria Jurídica do APUBHUFMG+. Ela abordou as principais leis que regem a carreira do magistério federal. Diante dos segmentos representados no evento, a advogada explicou, em especial, as legislativas referentes ao estágio probatório (art. 20 da Lei 8.112/90), à progressão e à promoção (art. 12 da Lei 12.772/12), à remuneração e ao regime de trabalho.

Confira o registro da palestra no canal do APUBHUFMG+ no YouTube: https://youtu.be/St2x9VJktR8

Acesse a análise apresentada: 01-12-2023 – Assessoria Jurídica do APUBHUFMG+

Fechando este momento, tivemos mais uma fala da assessoria jurídica do APUBHUFMG+. A advogada Laura Xavier explicou o funcionamento da Previdência Complementar do Servidor Público da União – FUNPRESP.  Na abordagem jurídica, foram levantadas as principais questões que envolvem os planos de benefícios, assim como foram abordadas as principais dúvidas de professoras e professores ingressantes sobre este tema.

Confira o registro da palestra no canal do APUBHUFMG+ no YouTube: https://youtu.be/I-bO4Vy3MnY

Acesse os slides da apresentação: 01-12-2023 – FUNPRESP – APUBH

Além dos momentos de conscientização e debate, os participantes também tiveram oportunidade para relaxar e confraternizar. Ao longo da tarde, foram disponibilizadas sessões de quick massage. E para finalizar o encontro, os participantes conversaram e tomaram um café ao som de música ao vivo, na nossa “Resenha de afetos”. Participe das ações do APUBHUFMG+. A atuação do sindicato é construída pela presença atuante de cada trabalhadora e de cada trabalhador que compõe a categoria. Não se sinta sozinho: sindicalize-se!