Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ repudia ataques terroristas contra a Democracia

Nós, da Diretoria do APUBHUFMG+, manifestamos o nosso repúdio contra os atos terroristas perpetrados, no último domingo (08/01), na capital federal do Brasil. Apoiadores extremistas do bolsonarismo, que não se conformam com o resultado das eleições presidenciais de 2022, invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do atentado às instituições democráticas e do vandalismo a bens públicos, foram registradas agressões a profissionais de imprensa, bem como o furto e a depredação dos equipamentos destas trabalhadoras e trabalhadores. Ademais, causa revolta a participação de agentes do Estado que, por meio da leniência no cumprimento de suas funções, contribuíram para os atos criminosos. Do mesmo modo, vem sendo trazido à tona as informações de como setores empresarias apoiaram e financiaram a realização dessas agressões.

É preciso destacar, ainda, que não se trata de uma ação isolada, mas de um novo capítulo na escalada de ações abertamente antidemocráticas e criminosas executadas por bolsonaristas, desde o ano passado. Por isso mesmo, faz-se necessário pressionar os órgãos competentes para que todas as pessoas envolvidas e responsáveis nesses crimes, incluindo financiadores e facilitadores, sejam exemplarmente identificadas, julgadas e punidas.

Ainda no domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança no Distrito Federal. A medida é instrumento democrático, previsto na Constituição Federal, para assegurar a segurança pública na unidade da Federação. De acordo com o texto do decreto, a medida está prevista para continuar até o dia 31 de janeiro, tendo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, como interventor. Para entrar em vigor, o decreto aguarda, ainda, pelo referendo do Congresso Nacional.

No dia seguinte (09/01), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu afastar Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal, por 90 dias. Para o ministro, houve anuência na realização dos atos terroristas, tendo em vista que a preparação para a sua realização era de conhecimento do governo. Além disso, há notícias da prisão de centenas de suspeitos de terem participado nos atos criminosos.

O APUBHUFMG+ reitera o seu compromisso de luta em defesa da Democracia e faz coro às diversas manifestações, de todo o país, contra esta barbárie antidemocrática. O povo do Brasil não se calará diante da escalada golpista que atenta contra a classe trabalhadora e contra a vontade soberana da população, expressa nas urnas. Não podemos permitir que o povo se torne refém de rompantes autoritários e terroristas de quem não respeita o processo eleitoral.

Por tudo isso, é fundamental que estejamos presentes em todos os espaços que nos forem possíveis, para reafirmar a luta em defesa da Democracia. Nesse sentido, o Sindicato convida a todas, a todos e a todes a somarem forças aos diversos atos, que ocorrem em âmbito nacional e regional bem como apoiar vigílias e acampamentos, mantendo o estado de alerta e mobilização permanente.

O Estado Democrático de Direito prevalecerá!

 

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2022/2024