Acontece no APUBH, Notícias

APUBHUFMG+ realizou ação de conscientização e mobilização na recepção aos(às) novos(as) docentes da UFMG

A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, conversou com as professoras e os professores presentes, assim como distribuiu um panfleto sobre a importância da filiação ao sindicato | Foto: Acervo APUBHUFMG+.

O APUBHUFMG+ esteve presente e atuante na recepção às professoras e aos professores contratados a partir de janeiro de 2023. A atividade foi promovida pela universidade, no auditório da reitoria da UFMG, na tarde do dia 2 de outubro.

O sindicato foi ao local para dialogar com os novos integrantes da categoria, uma ação fundamental de conscientização e mobilização para apresentar e aproximar dos docentes novatos da UFMG. Além disso, foram distribuídos materiais informativos sobre as razões de se filiar ao APUBH.

O sindicato é a principal instância representativa e de mobilização de uma categoria. Em termos práticos, isso significa que é a partir desta forma de organização que os trabalhadores atuam enquanto classe, lutando pelos direitos trabalhistas.

APUBHUFMG+ presente na recepção às professoras e aos professores contratados a partir de janeiro de 2023 | Foto: Acervo APUBHUFMG+.

As conquistas sociais dos trabalhadores, como o direito a um salário digno, férias, e qualquer outro direito trabalhista se dá a partir das lutas dos sindicatos e suas categorias. Isto porque individualmente, o trabalhador não tem o poder de luta que tem quando organizado enquanto classe, diminuindo a vulnerabilidade perante o patronato. O sindicato é, portanto, uma forma social de estar-juntos e de aprender com uma multiplicidade de outros, nos deslocando de nossa individualidade e desamparo para nos deixar afetar, coletivamente, por aquilo que nos diz respeito enquanto professores do magistério federal.

O sindicato é, portanto, um espaço de lutas coletivas para que cada um de nós possa potencializar-se em aprendizados democráticos, para que direitos sejam conquistados, mantidos e respeitados.

O APUBHUFMG+ montou um ponto de apoio no local, onde foram distribuídos materiais informativos sobre as razões de se filiar ao sindicato, assim como materiais de agitação e um chamado para a próxima assembleia | Foto: Acervo APUBHUFMG+.