Acontece no APUBH, Notícias

APUBHUFMG+ participou do Seminário de Preparação do 31º Grito dos Excluídos

No último sábado, 02 de agosto, de 14 às 17h, aconteceu o Seminário de Preparação do 31º Grito dos Excluídos, no Vicariato Social, na Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha. O objetivo do Seminário foi de discutir o lema do 31º Grito, ‘Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia’, e a partir dele destacar as pautas que serão repercutidas em ações locais e vocalizadas na marcha que acontece no 7 de setembro. 

O Seminário contou com 35 participantes de diferentes coletivos ligados a pastorais da Igreja Católica, mas também de outras denominações religiosas, grupos de fé e política e de movimentos sociais. O genocídio em curso na Palestina, a unidade construída em torno do Plebiscito pelo fim da escala 6×1 e taxação dos mais ricos, o veto pelo presidente Lula ao PL da Devastação foram as principais lutas destacadas na rica discussão entre os participantes, que contou com a assessoria de Nei Zavascki, da direção nacional do MST. 

Além de resistir aos ataques do imperialismo norte-americano, todas as pessoas e entidades que sustentam e ecoam o Grito dos Excluídos reafirmaram as principais pautas de luta dos movimentos populares, na atual conjuntura. Essas pautas são a ruptura diplomática e comercial com Israel, a defesa do direito povo brasileiro à vida além do trabalho e à justiça tributária, bem como a proteção de nossos biomas e das comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas contra a ameaça representada pelo PL da devastação. Essas pautas hoje se articulam e expressam, de forma concreta, a necessária luta diária para cuidar da Casa Comum e da Democracia.

O APUBHUFMG+ se fez representar no Seminário e ajuda a construir o 31º Grito dos Excluídos.