APUBHUFMG+ participou de reunião da comunidade científica mineira
O APUBHUFMG+ participou nesta sexta feira, dia 15/10, da reunião da comunidade científica mineira. A pauta foi a discussão de conjuntura sobre o desmonte da ciência, principalmente a partir do corte de 92% do orçamento para ciência, tecnologia e inovação. Além disso, a reunião serviu para preparação para audiência pública na Câmara dos Deputados, bem como a organização de atividades para o 26/10, dia de paralisação em defesa da ciência.
Participaram da reunião representando o APUBHUFMG+ a presidenta Maria Rosaria Barbato e o presidente do Conselho Fiscal, Sebastião Pádua, se somando a diversas entidades do campo da educação, dos movimentos sociais e parlamentares do campo progressista.
A audiência pública na Câmara dos Deputados terá como mote a defesa da ciência e da pós-graduação e reunirá a Comissão de Educação da Câmara, na segunda-feira, dia 18/10, às 09h, atendendo a requerimento do deputado federal Rogério Correia (PT/MG). Em debate estará a avaliação quadrienal da Capes e a composição do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Estão confirmados a presidenta da Capes Cláudia Toledo e diversos representantes da comunidade científica.
No dia 26/10, a chamado da Associação Nacional dos Pós-Graduandos, ocorrerá o dia de paralisação em defesa da ciência. Nós, do APUBHUFMG+, conclamamos a todos os nossos filiados e toda comunidade científica a se somar aos movimentos que estão por vir em defesa do financiamento público da ciência e da universidade pública. É através da nossa luta que manteremos o bom funcionamento da pesquisa científica brasileira, contra este governo negacionista e que se baseia na desinformação.