APUBHUFMG+ participou de ato em apoio à Global Sumud Flotilla e pela libertação da Palestina
Nesta quinta-feira, 02/10, professore(a)s e estudantes da UFMG participaram de um ato político-cultural na Arena da FAFICH, campus Pampulha, em apoio à Global Sumud Flotilla, em defesa da luta do povo palestino e para pressionar o governo brasileiro a agir de modo a garantir a segurança dos brasileiros aprisionados por Israel.
Na quarta-feira, 01/10, Israel interceptou a flotilha humanitária que seguia rumo à Gaza com alimentos, brinquedos, medicamentos e água potável. Segundo informações divulgadas pela imprensa brasileira, pelo menos 15 brasileiros estão entre os detidos. O governo israelense divulgou comunicado informando que os detidos foram levados para Israel e serão deportados para a Europa. A missão de ontem, composta por 44 barcos e cerca de 500 integrantes, foi a terceira tentativa de fazer chegar ajuda humanitária à Gaza por via marítima.
O governo israelense tem impedido que o povo palestino receba qualquer tipo de ajuda internacional, em flagrante violação ao direito internacional. Em notícia publicada hoje, o Observatório do Clima lembra que em 2024, “a Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judicial da ONU, emitiu resoluções provisórias no caso aberto pela África do Sul, que acusa Israel de cometer genocídio em Gaza. Uma das determinações da Corte é que Israel permita a entrada de ajuda humanitária ao enclave palestino, onde mais de 60 mil pessoas já morreram, desde 2023. Apenas hoje, mais de 50 palestinos já foram mortos em Gaza”.
O APUBHUFMG+ marcou presença no ato, representado por seu presidente, professor Helder Figueiredo e Paula, a vice-secretária geral, professora Giulia Vilela e pela secretária do Conselho Fiscal, professora Anna Palma. O sindicato também apoiou a iniciativa organizada pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino, o movimento estudantil da UFMG e alguns partidos políticos.
Durante o ato, ocorreu a leitura de poemas de letras de Gaza traduzidos por estudantes da Faculdade de Letras (leia aqui). Houve também falas reivindicando o fim dos termos de cooperação entre UFMG e universidades israelense, bem como o rompimento de relações comerciais e diplomáticas do Brasil com Israel. Após a concentração na Arena da FAFICH, os manifestantes saíram em passeata em direção à Praça de Serviços, passando pela Reitoria da UFMG. Sigamos na luta em defesa da Global Sumud Flotilla e pela Palestina Livre!