APUBHUFMG+ no Novembro Negro UFMG 2025
Celebrando 100 anos de Frantz Fanon, um notório ativista da luta antirracista e anticolonialista em todo o mundo, o APUBHUFMG+ propôs, por meio do seu Núcleo de Acolhimento e Diálogo e em sintonia com a luta antimanicomial brasileira duas atividades que refletem essa celebração. Fanon foi um psiquiatra oriundo da Martinica que revelou, teórica e revolucionariamente, os atravessamentos subjetivos e epistêmicos que operam nos processos de dominação entre povos e gentes. Ele tem sido celebrado em 2025 pois completaria 100 anos de luta e compromisso com a emancipação. Assim, é mais que oportuno discuti-lo, revelando a complexidade de seu pensamento e sua atualidade.
Em articulação direta com o tema da saúde mental e com a luta antirracista, é relevante explicitar as conexões deste psiquiatra libertário com os processos que vivemos em “nossas peles ” negras”, “pardas”, oprimidas (mulheres, doentes mentais, toxicômanos, LGBTQIAPN+, etc) escancarando as interseccionalidades.
Recentemente, foi lançado um novo livro, pela professora universitária da UFRJ, Rachel Gouveia Passos: “Ecos da liberdade – um encontro entre Frantz Fanon e Franco Basaglia” (Hucitec). Contaremos com a participação dessa profícua pesquisadora, ativista, negra, para apresentar não apenas esta obra, mas compartilhar sua extensa produção sobre a temática que articula saúde mental e racismo em uma roda de conversa no dia 06/11. O encontro contará também com outras ativistas parceiras: a professora Maria Stella Brandão Goulart, referência nacional e internacional sobre a temática da Reforma Psiquiátrica Brasileira e na Luta Antimanicomial e com Diva Moreira, também referência na contribuição e engajamento com as temáticas de justiça social e saúde mental.
No dia 07/11, dando continuidade e vitalidade a essa temática, o artista do ruído, poeta e arte-educador Babilak Ba conduzirá um Laboratório de linguagem: ritmo, corpo e palavra aberto a professoras e professores que desejem entrar no ritmo da luta interracial e decolonial.
Confira os horários e locais das atividades do APUBHUFMG+ no Novembro Negro 2025 da UFMG:
A roda de conversa “Franca, Franco e Fanon: 3 forças antimanicoloniais”, que contará com a participação das colegas Stella Goulart, Diva Moreira e Rachel Gouveia e com a apresentação do livro: “Ecos da liberdade – um encontro entre Frantz Fanon e Franco Basaglia” “100 anos de Basaglia”, será realizada no dia, 06 de novembro de 2025, das 16h às 18h30, na Arena FAFICH-UFMG.
E o Laboratório de linguagem: ritmo, corpo e palavra, é aberto a professores e professoras, no dia 07 de novembro de 2025, das 15h às 17h, na Sala de reuniões Prof. Elias Antônio Jorge – Sede do APUBHUFMG+ (Rua Artur Itabirano, 70 – São José / Pampulha)
Contamos com sua participação!

