APUBHUFMG+ manifesta apoio à Nísia Trindade
O APUBHUFMG+ manifesta seu apoio e solidariedade à Nísia Trindade, ministra da Saúde do Brasil. Desde o início de seu mandato, Nísia tem enfrentado sucessivos e graves questionamentos referentes à sua competência para exercer o cargo, bem como em relação às suas decisões sobre o quadro pessoal e as políticas públicas de saúde. No mês de março, especialmente, houve um acirramento nas críticas devido à epidemia da dengue e as crises nos hospitais fluminenses.
Nísia é a primeira mulher a comandar a pasta da Saúde do governo Federal e as críticas a ela direcionadas acenderam um alerta sobre o tratamento dispensado por políticos e pela sociedade às mulheres em cargos de chefia. Críticas essas que refletem o resultado direto de uma cultura machista e retrógrada que, infelizmente, ainda está arraigada em nossas instituições.
Coordenando um dos ministérios mais vitais para o povo brasileiro, Nísia tem conduzido a pasta da saúde do governo com profissionalismo, responsabilidade, democracia e compromisso com o (re)estabelecimento de políticas públicas prioritariamente voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e com isso atendimento às populações mais vulneráveis. A saúde foi uma das áreas criminosamente negligenciadas pelo governo Bolsonaro, principalmente, no que diz respeito aos cuidados primários da saúde e com vacinação, por isso é grande o desafio enfrentado por Nísia. Isso, sem contar as pressões políticas da oposição ao governo Lula que tenta por vias diversas ter acesso a uma pasta com um dos maiores orçamentos do governo.
Diante disso, manifestamos a solidariedade à ministra e endossamos os manifestos já apresentados, por diversas entidades tais como SBPC e ABC, em defesa da saúde pública, gratuita e de qualidade para o povo Brasileiro.