Acontece no APUBH

APUBHUFMG+ Entrevista com docente* da FaE

O APUBH divulgará durante o mês de setembro e o mês de outubro, uma série de entrevistas, colhidas a partir de um questionário enviado às pessoas filiadas, pedindo sua opinião sobre a aprovação da Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, que completou em agosto, dez anos.

Este ano a aprovação da Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, completa dez anos. A pessoa respondente nos disse que, na sua avaliação como pessoa negra docente da Educação Superior Pública, a importância desta lei é que ela tem cumprido um papel fundamental na ampliação das oportunidades educacionais dos negros e negras.

Segundo a respondente, em seu fazer docente e em seu convívio na universidade, já sentiu algum aumento na presença de pessoas negras discentes, principalmente na pós-graduação. “A maior presença das negras e negros em nossas salas de aula impacta o fazer docente em vários sentidos e obriga a instituição a repensar mecanismos de permanência dessas pessoas na universidade, com qualidade”, nos disse a pessoa entrevistada.

Quanto ao que está previsto no art. 7º da lei objeto de nossa entrevista, uma vez que o texto aprovado diz que a Lei 12.711/2012 deve passar por revisão após dez anos de sua aprovação, perguntamos sua avaliação e a respondente nos disse que considera que devemos ouvir, principalmente, o movimento negro e outros coletivos, sobre a necessidade ou não dessa revisão e, em caso positivo, sobre o que seria essa revisão para termos um posicionamento mais amplo.

*Nome foi omitido a pedido da pessoa respondente